quinta-feira, 7 de junho de 2012

DESIDRATAÇÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL

Como o próprio nome diz, o disco intervertebral localiza-se entre um corpo vertebral e outro e e´constituído de anel fibroso e núcleo pulposo. O núcleo pulposo constitui a parte interna do disco e o anel fibroso a parte externa ou periférica do disco. As moléculas do disco tem a capacidade de atrair água, por isso dizemos que são hidrófilos. A parte externa do disco é inervada por nervos sinovertevral e vertebral enquanto o núcleo não apresenta inervação, nem vascularização, portanto a nutrição discal ocorre por difusão através da placa cartilaginosa.



O disco tem importância fundamental, já que é ele que permite os movimentos. Os movimentos ocorrem através de deslizamentos das vértebras, umas em relação as outras e o disco é a única estrutura maleável entre as vértebras. Qualquer alteração nos disco, altera toda a mecânica da coluna, acarretando em alterações estruturais e funcionais. Normamelmente a alteração funcional precede a alteração estrutural (degenerativa), pelo fato do paciente não procurar tratamento adequado assim que ocorrem os primeiros sintomas (dores, espasmos, etc.).
Quem suporta a maior parte da carga exercida sobre o disco é o seu núcleo (75%), o restante recai sobre o anel fibroso (25%). Podemos concluir portanto que, o núcleo é responsável por suportar cargas e o anel fibroso por conter o núcleo, impedindo a expansão demasiada do mesmo.





Quem nunca ouviu falar que ao acordar somos mais altos? Isto ocorre porque quando vamos dormir o disco está desidratado, reidratando-se durante o repouso com o alívio das forças compressivas.
A desidratação discal é um achado frequente em laudos de ressonância magnética. Na imagem  abaixo podemos observar a diferença de cor entre um disco sadio e um disco desidratado. O disco sadio apresenta cor clara, enquanto o disco desidratado apresenta cor escura e diminuição da sua altura.




Com a desidratação do disco, o mesmo tem sua capacidade de absorver cargas prejudicada. Porque isso ocorre? A explicação está no fato de que os proteoglicanos (proteínas extracelulares) e os glicosaminoglicanos estejam morrendo. Os glicosaminoglicanos tem a capacidade de atrair cátions e água, conferindo aos proteoglicanos a função de dar uma característica hidratada a matriz extracelular, além de dar rigidez a mesma, conferindo-lhe a capacidade de resistir a compressão.
A maioria das pessoas com mais de 50 anos de idade apresentam sinais radiológicos de degeneração discal com diminuição da altura do disco e escurecimento de mesmo (desidratação) na ressonância magnética. Estas evidências radiológicas estão presentes em pessoas que nunca sentirão dor nas costas, entretanto, na grande maioria das pessoas esta degeneração é acompanhada de dor.
Na discopatia dolorosa não precisa haver ruptura do disco como na hérnia de disco, sendo mais comum a perda da capacidade de amortecimento e o endurecimento das estruturas discais. A dor, no caso da degeneração discal, é mais localizada, assim como ocorre na lombalgia e sem irradiação como no caso da dor ciática. É importante salientar que a cirurgia só indicada quando o tratamento medicamentoso e a fisioterapia falham. A cirurgia, neste caso, tem como objetivo a reconstrução do espaço com técnicas de artrodese (fixação) e artroplastia discal (prótese discal).







246 comentários:

  1. Bom dia, Hugo

    Tenho sofrido com dores nas costas localizada no centro da toráxica e cervical por mais de 4 anos. Já recorri a diversas terapias e exercícios, mas a dor persiste e os médicos dizem que não há solução. O resultado da ressonância é enfático quanto ao ressecamento dos discos intervertebrais apesar de eu possuir agora 35 anos.
    Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer especificamente quanto à desitradação para amenizar a dor sobretudo noturna quando acontece a hidratação dos mesmos e consequente expansão.
    Obrigada,
    Karla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser eu só faltou dizer q pela manhã acorda travado e q tem 37 anos!

      Excluir
    2. Para ser eu só faltou dizer q pela manhã acorda travado e q tem 37 anos!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkk sei como é !!!! :-(

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkk sei como é !!!! :-(

      Excluir
  2. Olá Katia.
    Obrigado por acessar o blog!
    Para lhe prescrever um tratamento adequado e específico seria necessário realizar uma avaliação completa que inclui anamnese, avaliação da composição corporal, avaliação postural, testes específicos, etc. Porém, nos casos de desidratação do disco intervertebral costuma-se orientar o paciente a evitar atividades com impacto, dando preferência a atividades na água. RPG, hidroterapia, pilates e osteopatia podem oferecer resultados satisfatórios.
    Abraço;
    Hugo campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abem o meu caso é muito complicado esto com a coluna em vários lugares prejudicado,na lomba e sevical,e pior,meu médico,falou,na ultima,consulta,para mostramos o últimos exame da lombra ele falou,é grave,grave mesmo,mais não,para opera,e só,eu aguento? uma coisa desta e falou,que não,posso trabalhar.

      Excluir
  3. Bom dia! Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog. Em exame de ressonância foi verificada a desidratação dos discos intervertebrais (ao longo de toda ela). Hoje estou com 41anos e há 2 anos faço pilates, RPG e mais recentemente acupuntura para o tratamento de dores na coluna (altura do tórax). Pesquisando mais sobre o assunto encontrei artigos sobre os benefícios da glucosamina e condroitina para articulações em geral, mas nada falando a respeito do benefício delas para os discos intervertebrais. Há algum estudo sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho 31 anos e fiz uma tomografia da coluna pois trabalhei em uma empresa a quase 4 anos e exercia varias funções por exemplo operadora de caixa , balconista tinha que varrer repor mercadoria tudo afinal ficava das 06:00 da manhã as 14:00 da tarde em pé pois era proibido sentar comecei com problema vascular depois dormencia nas pernas e muitas dores na parte da bacia e descia ate os pés procurei os medicos e fui mandada embora .conclussao fiz uma tomografia e o resultado foi:TENUE OSTEOFITOSE MARGINAIS EM CORPOS VERTEBRAIS .TENUES ABAULAMENTOS DISCAIS DIFUSOS L4/L5EL5/S1 .UMA MEDICA DISSE QUE EU NÃOTENHO NADA MAS VIVO TOMANDO REMEDIO PARA DOR.FIZ uma ressonancia e deu :protrussao posterior difusa do disco intervetebralde L5-S1,nao produzindo compressao da face ventral do saco dural adjacente. . sinal hipointenso do disco intervertebralde de L5-S1 na sequencia ponderada em T2 traduzindo desidratação discal.outra medica disse que estou com um comecinho de hernia de disco se eu não tratar posso ter complicaçõesl futuras e estou com um pouco de pico de papagaio so que o medico perito do trabalho falou que eu não tenho nada . por favor me ajude pois uns medicos diz que tenho sim um problema e preciso de tratamento como o perito diz que eu não tenho nada ?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Após a sua publicação pesquisei bastante, mas não encontrei estudos que avaliem o uso do sulfato de condroitina e glicosamina nas patologias degenerativas da coluna vertebral, mais especificamente nas degenerações discais. Seu questionamento tem bastante fundamento já que ambas as substâncias tem papel fundamental na manutenção da estrutura dos tecidos conjuntivos em geral. Ficarei atento a qualquer novidade sobre o assunto e publicarei o mais rápido possível!

    Obrigado por prestigiar o blog, Abraço!

    Hugo Campos

    ResponderExcluir
  6. Olá Malu.
    A maioria dos problemas de coluna são em decorrência de degenerações discais, inclusive os bicos de papagaio (osteófitos). As más posturas (estáticas ou dinâmicas) desencadearam um processo de degeneração dos discos intervertebrais. Os abaulamentos (que precedem as protusões) são o início das hérnias e ocorrem devido a uma fragilidade da camada externa do disco causada pela sobrecarga na coluna e posturas incorretas. Na minha opinião, o médico sozinho não resolverá o seu problema, pois a maioria se limita a prescrever medicamentos. Procure um fisioterapeuta para uma boa avaliação. Sem dúvidas, o RPG lhe ajudará bastante, porém outras técnicas poderão ser utilizadas.

    Abraço;

    Hugo Campos.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!!!
    Meu Marido fez Ressonancia magnetica e ficou constatado que ele tem desidratação do disco intervertebral de c5-c6 e abaulamento discal leve de c5-c6, com maior componente paramediano esquerdo, tocando o saco dural ee reduzindo discretamente a amplitude do respectivo forame intervertebral, em associação a leve hipertrofia do processo unciforme. O que significa???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. ola bom dia MEU NOME É VERA sinto muitas dores na coluna e mao e braços meu braços sinto muitas dormença fiz uma resounacia magimetica a conclusao do exame saiu assim DESIDRATAÇAO DO DISCO INTERVERTEBRAL C5 C6
    PROTRUÇAO DISCAL POSTERIOR E DIFUSA, MODERADA, DEFORMADA A FASE VENTRAL DO SACO DURAL EM C5-C6
    PROTRUÇAO DISCAL DISCRETA E DIFUSA, DEFORMADA LEVEMENTE O SACO DURAL C6-C7 ESTOU DOMANTO MEDICAMENTO E FAZENDO FISOUDERAPIA QUANDO COMEÇO A TRABALHAR A DORES ALMENTA TRABALHO COM MOVIMENTO REPETITIVO A MAS DE 5 ANOS NA MESMA FIRMA O MESMO SERVIÇO. NAO AGUENTO TRABALAHAR NAO TEM MAS FORÇA . MEU CASO É GRAVE POSSO FICA AFASTADA DO SERVIÇO O INSS PODE DA AFASTAMENTO COM ESTE PROBLEMA OBROGADO ESPERO RESPOSTA MEU EMAIL. verakarlos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vera!
      Veja, seu caso ainda não é tão grave, porém você precisa de tratamento o quanto antes para que o problema não evolua. Ainda bem que existe a dor, ela nos alerta de que algo está errado! No seu caso, seu corpo está dizendo: "Pare e cuide da sua postura!"
      A protusão é um enfraquecimento da parte externa do disco (parte fibrosa), onde o núcleo começa a herniar e tocar estruturas nervosas, por isso você sente dores e dormência. Somente medicamentos não resolverão os seus problemas, diminua ou pare com os movimentos repetitivos e as posturas incorretas. Procure um fisioterapeuta para uma boa avaliação, no início o tratamento deve ser conservador para eliminar a dor e inflamações, após esta fase inicie uma reeducação postural (RPG) e fisioterapia manual para devolver o equilíbrio da sua cervical.

      Abraço;

      Dr. Hugo Campos

      Excluir
  9. Olá!
    Como mencionei no post sobre desidratação discal, a mesma é um processo natural e irreversível, porém as más posturas e a falta de atividade física podem acelerar este processo. O abaulamento surge devido a um enfraquecimento da camada externa do disco e pode preceder uma hérnia discal. O termo saco dural vem de duramater, uma membrana que envolve a medula, sua compressão pode causar prejuízos neurológicos. O forame intervertebral é o espaço por onde saem as raízes nervosas na coluna. O mais importante agora é procurar um fisioterapeuta especializado em fisioterapia manipulativa e reabilitação postural global (RPG) para uma avaliação e iniciar um tratamento o quanto antes.

    Fico a disposição para possíveis dúvidas.

    Abraço!

    Dr. Hugo Campos

    ResponderExcluir
  10. Ola Dr.Hugo, tenho leve desisdatracao parcial dos discos invertebrais de l3-l4 a l5-S1 (esta escrito em minha ressonancia)
    Sendo que senti muita dor na coluna,agora estou bem, sendo que mal consigo escrever com a mao direita e andar com a perna direita, me ajude por favor, o que pode ser?
    Abs.Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciana!

      A desidratação parcial indica os discos entre L3-L4 e L5-S1, de certa forma é uma boa notícia pois os mesmos não estão completamente desidratados. Inicie um tratamento o quanto antes. Procure um fisioterapeuta especialista em RPG (Reeducação postural global). A osteopatia também poderá lhe dar bons resultados. Com o tratamento através do RPG é provável que as dores diminuam ou cessem de vez.
      Em relação ao fato de não estar conseguindo escrever com a mão direita, tem a coluna cervical e não lombar, seria interessante fazer exames para esta região. Tanto a região lombar como cervical podem ser beneficiadas com o RPG e técnicas osteopáticas.

      Forte abraço e me coloco a disposição caso persista alguma dúvida.

      Hugo Campos.

      Excluir
  11. Oiii, boa noite. Fiz uma ressonancia e o resultado foi espondilose lombar, desidrataçao dos discos L4 L5 e L5 S1, lipossubstituiçao da musculatura paravertal posterior. Gostaria de saber se é algo grave, pois sinto muitas dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafaela!

      Espondilose lombar significa um processo degenerativo da coluna lombar. No seu caso (pelas informações que está me passando), mais especificamente entre L4-L5 e L5-S1. Está degeneração se dá justamente pela diminuição de espaço entre as vértebras que é causada pela desidratação discal. Não posso precisar a gravidade do seu caso, pois seria necessária uma avaliação mais detalhada. Porém, atendo frequentemente pessoas com problemas semelhantes ao seu, no qual tenho resultados excelentes com a fisioterapia conservadora para diminuição das dores e inflamação e RPG (Reeducação postural global). Procure um fisioterapeuta o quanto antes.

      Forte abraço e me coloco a disposição para eventuais dúvidas.

      Hugo Campos

      Excluir
  12. Hugo, bom dia.Tenho 22 anos e durante 3 anos sinto fortes dores nos ombros e perda de força em ambos, fui ao ortopedista e o mesmo me pediu para que eu fizesse uma ressonância magnética da coluna cervical. Não aguento mais essas dores, não consigo mais levar uma vida normal e saudável por favor, gostaria que se possível pudesse me explicar o que eu tenho, abaixo está a análise da minha ressonância magnética:

    Retificação parcial da lordose;

    Corpos vertebrais com altura e alinhamento preservados apresentando o pedículos íntegros;

    Incipiente desidratação dos discos inter somáticos com altura preservada;

    Focos de protusão disco osteo fitaria para mediana-esquerda em C2-3, C3-4 e C5-6 em contato com o saco dural;

    Articulações uncovertebrais e interapofisárias sem alterações;

    Forâmens neurais livres;

    Canal raquiano amplo;

    Medula cervical com dimensões sinal normais;

    Transição crânio-vertebral com aspecto anatômico.

    Desde já agradeço, muito obrigado

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Leonardo.

      Veja bem, nossa coluna vertebral possui algumas curvaturas que são fisiológicas, uma delas é a lordose cervical. Os discos intervertebrais foram projetados naturalmente para atuarem dentro destas curvaturas. A retificação ou diminuição da curvatura fisiológica acarreta em sobrecarga inadequada e compressão dos discos, culminando em protusões e posteriormente em hérnias discais com extrusão do nucleo pulposo do disco que poderá ocorrer caso não ocorra uma reeducação postural. Estas protusões podem tocar raizes nervosas ou o saco dural (termo relativo a camada externa da medula = dura mater). Seu caso tem tratamento, atendo pacientes com problemas semelhantes ao seu que são bastante beneficiados com o RPG e técnicas manuais como a quiropraxia dentre outras.
      Espero ter lhe ajudado, caso persistam dúvidas me contate por email: drhugofisio@gmail.com ou através do blog.

      Forte abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  13. Olá Dr.! Sempre tive dores nas costas, mas como também sempre tive ciência da minha má postura, associei à isso e fui deixando de lado...Porém, há 2 semanas comecei a sentir uma sensação estranha, de tontura e ao mesmo tempo choque pelo corpo. Atribuí ao stress, pois faço tratamento para ansiedade. Fui ao meu psiquiatra e ele me encaminhou ao neurologista, pois disse que meus sintomas não eram psiquiátricos. O neurologista constatou, em teste no próprio consultório, uma alteração no labirinto e me receitou um remédio para tratar, mas disse que não tinha nenhuma relação com a sensação de choques, então me pediu uma ressonância magnética da coluna cervical. Segue parte do resultado que me chamou a atenção:

    Exame realizado com seqüências ponderadas em T1, T2 e CISS.
    Retificação do eixo cervical.
    Desidratação parcial dos discos de C2 à C6.
    Discretos abaulamento discais em C5-C6 e C6-C7, determinando impressão sobre o saco dural.

    Dr., poderia me explicar melhor o que significa isso? Isso explica os choques e tonturas? O médico disse que esses sintomas são de coisas distintas, mas se manifestam praticamente juntas, porque será?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      No momento, a sua maior preocupação deve ser em relação a retificação da curvatura fisiológica da sua coluna cervical. Pois é aí que está a fonte de seus problemas. A diminuição ou ausência da curvatura fisiológica na coluna causa compressão dos discos intervertebrais contrinuindo para sua desidratação e abaulamentos que, caso não ocorra tratamento adequado pode evoluir para uma hérnia discal. Procure um fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global (RPG) para uma boa avaliação e posterior tratamento. Em minha pratica clinica nunca tive casos onde houvesse relação entre problemas cervicais e tonturas.

      Espero ter ajudado e me coloco a disposição para outros esclarecimentos.

      Abraço;

      Hugo Campos

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Dr. Hugo,venho sofrendo com muitas dores lombar, fiz uma ressonância magnética e foi constatado DESIDRATAÇÃO DISCAL (dois discos),gostaria de saber se só a fisioterapia resolve ou terei de fazer um outro tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonival!
      Desculpe a demora na resposta, só vi seu comentário hoje.
      A desidratação discal é um processo crônico de degeneração do disco. Aconselho você a procurar um fisioterapeuta especialista em RPG (Reeducação postural global). Além do RPG, acupuntura, quiropraxia e medicamentos antiinflamatórios podem fazer parte do tratamento. Veja bem, o que vai lhe ajudar eficazmente é melhorar a ação dos músculos profundos que estabilizam a região da coluna que ocorre a desidratação discal, assim como, evitar as posturas incorretas que aceleraram o processo degenerativo do disco.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Excluir
  16. boa tarde Dr.Hugo meu nome e Marlene. a 3 anos venho sofrendo com dores na cabeça. muitas dores no pescoço e muita tontura fiz uma resonansa magnetica cervical .esta assim..desidrataçao discal de c2 ac6 . emc5-c6ha pequena ploriferaçao osteofitaria marginal anterior e leve abaluamento discal difuso.
    como posso obter uma melhora pois nao aguento mais as dores sinto muito como se fosse um redemoinho no centro da cabeça .e como se ela fosse estourar como um balao ..preciso saber se o nome desta doença e insuficiencia vertebro balilar
    e como trata-la ?
    obg ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um fisioterapeuta especialista em Terapia Manual. O RPG é uma das técnicas usadas na terapia manual e você de inicia-lo o quanto antes.
      Abraço.

      Excluir
  17. boa noite dr. Hugo
    meu nome e Marcio mota tenho 47 anos e tenho sofrido com dores atras da coxa próximos a virilha fui ao ortopedista e o medico me receitou uma ressonância e deu .desidratação de discal em L5-SI. PORFAVOR ME AJUDE OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      A desidratação discal é um processo degenerativo do disco que acaba afetando outras estruturas. A desidratação ocorre por má postura, alterações posturais e falta de atividade física. A dica que dou para você e para a maioria das pessoas com o mesmo problema é: RPG urgente!
      Abraço.

      Excluir
  18. Boa noite ,gostaria de uma orientação,pois sinto dores diariamente,faço caminhada leve(não da p correr),sofro de artrose nos joelhos,quadris e dedos(pés e mãos)todos,alguns das mãos ja atrofiados .A ressonancia tem o resultado como :alteração degenerativa da articulação atlanto-axial, inversão da lordose cervical,osteófitos marginais de C4 a C7,desidratação degenerativa dos discos intervertebrais de C2-C3 a C5-C6.Protusão discal paracentral esquerda em C5-C6,comprimindo ventralmente o saco dural e tocando suavemente a medula.forames neurais amplos,isso quer dizer que tenho hernias de disco e o que mais? me ajude tem cura?não suporto tanta dor,ja reduzi os horarios de trabalho.Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser um processo degenerativo e progressivo, é dificil dizer que tem cura. Porém, com o tratamento e atividade física correta, você poderá melhorar sua qualidade de vida. Primeiramente, se você tem artrose nos joelhos, quadris, etc, a caminhada se torna lesiva. Procure fazer fortalecer dos músculos dos membros inferiores com hidroginastica ou mesmo musculação. Para a coluna: RPG e fisioterapia. Não esqueça de seguir o tratamento medicamentoso com seu médico se necessário.
      Abraço.

      Excluir
  19. Boa tarde , gostaria de uma orientação por favor.. trabalho no Rio de Janeiro mais meu plano e de São Paulo ou seja so utilizo o Pronto Atendimento Aqui no Rio.. sinto dores horríveis nas costas..e fui indicado a faze um exame de ressonancia que que diz:Nodulos de Schmorl no plato superior dos corpos vertebrais de L2e L3. articulações facetarias congruentes.Sinais de desidratação dos discos L4-L5 e L5-S1. Leve abaulamento do disco L2-L3 ,Causando leve compressão da face venttral do saco dural.protusão ´posterior difusa do disco L3-L4 ,com maior componente central, causando moderada compressão da face ventral do saco dural e leve redução do diâmentro antero-posterior do canal vertebral. Apresenta ainda insinuação para bases foraminais,sem compressão radicular significativa.protusão posterior central disco L4-L5,causando moderada compresão do sacodural e redução do calibre do canal vertebral.protusão posterior difusa do disco L5-S1 com componente extruso paramediano esquerdo com migração caudal, causando compresão da raiz descendente esquerda de S1 .Apresenta extensão para bases foraminais, sem compressão das raizes e sinal habitual... a empresa me mando pro inss pra ver se estou precisando de auxilio doença... preciso saber se com esse diagnostico .. este "LAUDO"vou precisa ir a São Paulo me trata la ? ou e so uma dor de 3 meses seguidos que posso resolver com remedios..
    Grato. espero ter explicado mais ou menos.. Rs.. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David.
      Primeiramente, tente resolver a questão do seu plano para que voce consiga se tratar adequadamente. E, realmente você precisa se cuidar. Se as dores são somente nas costas (sem irradiação para membros inferiores) você está no lucro. Sempre recomendo a fisioterapia, aliada ao tratamento medicamentoso (com o médico). Somente a fisioterapia conservadora, dificilmente trará resultados definitivos. Após tratar de forma conservadora como descrito acima e seu estado de dor estiver estabilizado, procure um fisioterapeuta especialista em RPG e terapias manuais. Atividade física como Pilates e hidroginástica também poderão lhe ajudar.
      Abraço!

      Excluir
  20. Boa tarde!
    Fiz uma ressonância na qual vou passar segunda pelo médico e diz o seguinte. Osteófitos marginais anteriores incipiente em C6-C7 - Alterações degenerativas nos platôs vertebrais de aposição c6-c7 com predominio de edema (o que me preocupa) - Desidratação dos discos invertebrais de c2-c3 a c6-c7 - Nivel c2-c3: dicreto abalaumento de fibras discais posteriores, sem evidências de conflito medular ou radicular - Nivies de c3-c4 a c5-c6: Protusões discais póstero centrais, imprimindo a superficie ventral do saco dural, sem repercussão relevantes sobre raizes nervosas locais - Nivel c6-c7: Protrusão discal centrolateral direiota, comprimindo a superficie ventral de saco dural, sem frnaca repercussão sobre as estruturas nervosas adjacentes - Não sei o que siginifica tudo isso, sei que um deles é bico de papagaio e hérnia de disco, na qual venho fazendo acompanhamento á 5 anos e não tenho tido resultado. Até já fiquei internada por causa disso. Já fiz RPG e agora fiz minha 1ª sessão de acupuntura. Isso fora a lombar que tb deu alterações. Já nem sei mais o que faço pq sinto muitas dores diariamente e nada resolve. Até com psicologa estou passando pq me sinto muito desanimada para fazer tudo. Gostaria de uma opinião sua?
    Obrigada
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda.
      Peço desculpas pela demora para responder a sua pergunta.
      Pelo que descreveu, você tem um processo degenerativo na coluna cervical onde o disco intervertebral é o ponto chave. O que está provocando isto, somente com uma boa avaliação para saber...
      Você está no caminho certo. RPG, acupuntura...Tenha em mente que não existe tratamento milagroso, quem vende isto está sendo leviano. Você deve buscar um tratamento multiprofissional, com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Dentro da fisioterapia, indico tratamentos baseados na estabilização segmentar, Reeducação postural global (RPG), acupuntura, mobilizações e manipulações articulares (osteopatia). Lembre-se que a disciplina com atividade física adequada e bons hábitos posturais são fundamentais para o sucesso do tratamento.

      Forte abraço e me coloco a disposição para outros esclarecimentos.

      Hugo Campos.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Dr. Hugo!
    O resultado da minha ressonância diz o seguinte: DESIDRATAÇÃO DO DISCO INTERVETEBRAL L5 - S1 / INCIDENTE ARTROSE INTERFACETARIA ENTRE L5- S1 / PROTUSÃO DISCAL DE BASE AMPLA CENTRO MEDIANA ENTRE L5-S1, COMPRIMINDO A FACE VENTRAL DO SACO.
    Então, Dr Hugo, tenho um médico, estou diagnostica e medicada. Mas, estou há um mês em crise, estive internada, tomando remédio de 4 em 4 horas agora para suportar tanta dor que de início se localizava nas costas, depois atingiram as pernas( que ficam dormentes e sem força). Ah! esquecei de falar em outra ressonância do quadril, onde também sinto dores deu o seguinte: discreto espessamento focal na inserção posterosuperior do tendão do glúteo médio, relacionado a tendinopatia.
    Sabe é tanta dor! Gostaria de um comentário, ajuda, pois sempre temos dúvidas quanto a medicação e tratamento.
    Abraços!
    Regina

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, meu nome é Priscila tenho 37 anos e não sou sedentária sempre treinei artes marciais e há 1 mês venho sentindo dores fortes no pescoço direito irradiando para ombro e escápula. Fiz uma ressonância e o resultado foi sinais de desidratação dos discos intervertebrais de C2-C4 aC5-C6. Abaulamento discal difuso com componente assimétrico paramediano direito, com sinais de ruptura do anulo fibroso, comprimindo a face central do saco Durval, sem sinal de comprometimento radículas significativo.
    Estou preocupada, qual melhor tratamento para que eu volte ter vida normal nos meus treinos? Por favor me de uma orientação .
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila.
      Desculpe mas eu não havia visto algumas perguntas incluindo a sua.
      Alterações posturais causam a desidratação do disco e o enfraquecimento da sua parte externa conhecida como ânulo fibroso. Este enfraquecimento faz com que o núcleo comece a herniar. O abaulamento que nada mais é que uma fase inicial de uma hérnia. Cuide-se, pois as alterações ainda estão (de certa forma) no início. Várias abordagens da terapia manual da fisioterapia podem ser aplicadas no seu caso após uma boa avaliação, entre elas: Reeducação postural global com ênfase no reequilibrio muscular, osteopatia, manobras de mobilização articular e até mesmo a fisioterapia conservadora para aliviar as dores e inflamação.

      Me coloco a disposição para outras dúvidas.

      Abraço

      Hugo.

      Excluir
    2. Olá Priscila.
      Desculpe, mas acho que acabei não respondendo a sua pergunta. Primeiramente, é necessário verificar pq está ocorrendo está desidratação discal, provavelmente, tem ligação com alterações posturais. Você sabe se na ressonância consta retificação da lordose fisiológica cervical? O processo de desidratação se da justamente pelas más posturas estáticas ou dinâmicas. O abaulamento é a fase inicial de uma herniação, normalmente nesta fase não ocorre complicações neurológicas, porém no seu caso já há uma compressão do saco dural. Procure um fisioterapeuta para uma boa avaliação o quanto antes. O tratamento baseado na reeducação postural e outras técnicas de terapia manual como osteopatia normalmente é bastante eficaz e pode evitar que este processo degenerativo progrida e você possa retornar as suas praticas esportivas com segurança.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  24. ola, tenho 18 anos a 1 ano e meio atras sentia fortes dores na coluna bem la em baixo no lado esquerdo então procurei um médico, ele me encaminhou pra fazer uma RM apos fazer foi comprovado que estou com ( Hipossinal dos discos invertebrais D9-D10 D10-D11 D11 D12, e L5-S1 melhor visibilizado nas sequencias ponderadas em T2 sugerindo " desidratação discal "
    Ligeira hipertrofia das articulações interapofisàrias L4-5 e L5-S1 sugerindo natureza degenerativa...
    Meu médico me passou um remédio durante 6 meses " condroflex" e 20 seção de hidroterapia fiz as 20 seções ja mais não adiantou ainda doi muito, outro médico me passou seção de osteopatia vou começar essa semana, mais queria saber algo que realmente vai dar certo, obrigado !

    ResponderExcluir
  25. Olá Dr.Hugo, eu me chamo Mônica Oliveira há um ano e sete meses comecei a sentir uma dor na coluna Cervical fiquei indo de medico em médico até que me encaminharam para fazer uma Ressonância onde o resultado foi uma desidratação discal C4 E C5 com abaulamento, entrei o resultado para os médicos e os mesmos me informaram que essa desidratação não estaria gerando essa dor horrível que sinto diariamente me deram o laudo de Fibromialgia, tenho tomado relaxante muscular dentre diversos remédios que os médicos me passaram todos os dias, faço sessões de Massoterapia e faço exercícios físicos na academia e cada dia que passa vejo que nada faz efeito as dores só tendem a aumentar já não consigo mas trabalhar sentada por a dor esta 24hs comigo,se eu fico em pé me dói se eu fico deitada me dói! Dr. pelo amor de Deus me diz o que tenho que fazer? o que tenho que tomar? qual médico devo procurar? já que eu moro em São Luís-MA,o Senhor conhece algum médico em minha cidade que me ajudasse a obter a cura desta dor terrível!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Monica.
    Acredito que o seu problema necessite de um tratamento mais especifico, que vai além dos exercícios, medicamentos e massagens. As estruturas que envolvem a sua coluna cervical devem estar sobre tensão e estresse devido a alterações posturais e sobrecarga. Procure em sua cidade, fisioterapeutas especialistas em Terapia manual (Quiropraxia, Osteopatia, RPG, etc.) para uma boa avaliação e posterior tratamento. Infelizmente não conheço nenhum profissional da sua cidade, porém, com uma boa busca pela internet ou através das Universidades da sua região não será dificil encontra-los.
    Espero ter ajudado,
    Abraço!
    Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Hugo o senhor não acha que depois de tantas fisioterapias e remédios que tomei e a dor só aumenta com o passar do tempo não seria caso de cirurgia? Qual Estado o senhor trabalha?

      Excluir
    2. Olá Monica.
      Primeiramente, desculpe a demora para lhe responder.
      Veja bem, os medicamentos e a fisioterapia conservadora são grandes aliados no controle da dor e inflamação, porém não tem uma efetividade para o seu caso. Como lhe disse anteriormente, acho interessante que procure um fisioterapeuta especialista em terapia manual. Procure no google pela Clinica da ITC Vertebral em São Luiz - MA. Acredito que eles desenvolvam um trabalho parecido ao que eu faço aqui em Guarujá-SP.
      Obs: Cirurgia somente em ÚLTIMO caso!

      Abraço.

      Hugo.

      Excluir
    3. Olá Monica.

      Aparentemente, seu caso não tem gravidade suficiente para cirurgia. me parece que está ocorrendo, também, uma alteração de ordem psicológica que está alterando sua sensibilidade a dor, daí o diagnóstico de fibromialgia por parte dos médicos. Seria interessante uma consulta com profissional de psicologia. Por outro lado, como já citei, Osteopatia e RPG (Reeducação postural global) podem ser bastante úteis para o seu caso. Acredito que, atividades físicas como Yoga e hidroginástica também podem lhe ajudar. Veja bem Mônica, estou tentando lhe orientar da melhor forma possível a distância. Uma avaliação presencial, de posse de exames, etc é fundamental para um bom diagnóstico e orientação adequada.

      Me coloco a disposição para outras dúvidas.

      Abraço;

      Hugo D. Campos

      Excluir
  27. olá meu nome é david durante muito tempo trabalhei em serviços pesados,e de forma errada ,hoje estou com varias dores na coluna ,fiz uma ressonancia ;Hiposinal do disco intervertebral de L5-S1 na seqüência ponderada em T2, traduzindo desidratação discal.
    Extrusão discal posterior mediana em L5-S1 com migração caudal, comprimindo o saco dural adjacente. gostaria de saber se é um caso de cirurgia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David. Quando falamos de extrusão, estamos diante do extravasamento do núcleo pulposo devido a fragilização e rompimento do anel fibroso do disco intervertebral, porém, devemos pensar em cirurgia somente em último caso. Hoje, a fisioterapia manipulativa dispõe de técnicas importantes no tratamento das alterações degenerativas da coluna vertebral, que muitas vezes são desconhecidas dos profissionais médicos. Procure um fisioterapeuta especializado em Reeducação postural global na sua cidade para uma boa avaliação.
      Abraço.
      Hugo.

      Excluir
  28. Bom dia Dr. Hugo, como vai? Meu nome é Paula e gostaria de tirar uma dúvida com o sr a respeito dos exames.
    Hoje pela manhã peguei o resultado me uma ressonância magnética da coluna cervical. Segundo consta no resultado foram obtidas imagens multiplanares nas sequencias pesadas em T1 e T2, algumas com saturação de gordura, na qual foram apontadas três situações.
    - Retificação da lordose cervical fisiológica.
    - Pequena prostrusão discal focal póstero-lateral esquerda em C5-C6, tocando a face ventral do saco dural.
    - Desidratação parcial dos discos intervertebrais estudados.
    Será que poderia me ajudar a entender e dar uma dica do que devo fazer para tratar estes problemas?
    Att.,
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Retificação significa que a ausência da curvatura fisiológica da sua cervical, ou seja, sua cervical está retinha demais, tirando as estruturas de sua posição original e causando sobre carga aos discos. Esta alteração tem uma ligação estreita com a protusão discal que seria uma fase mais ou menos avançada de uma hérnia de disco. Atendo várias pessoas com problemas idênticos aos eu com bons resultados. Portanto, a dica é: Procure um fisioterapeuta especialista em terapia manual para uma boa avaliação. A Osteopatia, RPG e outras técnicas manuais poderão lhe ajudar muito.
      Grande abraço!
      Hugo.

      Excluir
  29. Dr. Bom dia! Meu nome é Érika e gostaria de tirar dúvidas sobre meu exame. Estou com problemas já faz algum tempo, dormência nas mãos, dores intensas de cabeça e na coluna.
    Transição cranio-vertebral sem anormalidades.
    Retificação da curvatura fisiológica cervical na posição do exame.
    Corpos vertebrais com alinhamento posterior e altura preservados.
    Desidratação discal nos níveis C2-C3 a C6-C7, caracterizada por redução do sinal habitual em T2 destes discos intervertebrais.
    Pequenas protrusões discais posteriores nos níveis C4-C5 e C5-C6, com diminuta fissura do ânulo fibroso no primeiro nível, determinando impressão sobre a face ventral do saco dural.
    Agradeço desde já.
    Érika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika.
      Retificação significa que sua coluna não apresenta a curvatura lordótica fisiológica. Decorrente desta alteração, inicia-se um processo degenerativo com todas as complicações que citou acima. Procure um fisioterapeuta especialista em Terapia manual e Reeducação postural global (RPG). O tratamento conservador também será útil no controle da dor e inflamação.
      Me coloco a disposição para outras dúvidas.
      forte abraço.
      Hugo Campos.

      Excluir
  30. Dr, sofro dessa desidratação na cervical e lombar. Estou em crise neste momento com dores muito forte na lombar que irradia para as pernas.Observo que quando estou fazendo exercícios regularmente não tenho crise, mas basta parar e logo as dores voltam. Existe mesmo essa relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Tatiana, o exercício promove vários benefícios fisiológicos que podem estar contribuindo para que você não entre em crise. Porém, quem tem problemas de coluna como o seu, deve procurar uma atividade mais especifica como Pilates terapeutico, cinesioterapia, estabilização segmentar, RPG e/ou atividades em meio líquido. Portanto, recomendo que procure uma clínica de fisioterapia para realizar uma avaliação e, a partir daí, iniciar uma atividade e tratamento mais direcionado para que você possa praticar exercícios adequados para o seu caso e com uma coluna mais protegida. Qualquer dúvida me coloco a disposição.
      Um abraço!
      Hugo Campos

      Excluir
  31. Olá meu nome é jucianny e tenho 21 anos e ja tenho desgaste e desidratação da parte lombar e sinto dor mesmo não fazendo nada, devo recorrer a quais atividades físicas?

    ResponderExcluir
  32. Olá Jucianny.
    Normalmente o desgaste e desidratação do disco se dá pelas más posturas estáticas e dinâmicas. Com apenas 21 anos, as chances de se livrar das dores são grandes desde que comece a tratar o quanto antes. Se você observar os comentários anteriores, vai perceber que sempre recomendo a Reeducação postural global (RPG), isto porque a maioria dos problemas de coluna envolvem o disco intervertebral e esta estrutura fica bastante vulnerável quando assumimos más posturas no trabalho, no lar ou ao praticar atividades físicas. No caso de dor persistente recomendo também a fisioterapia conservadora e uso de medicamentos que o seu médico deverá prescrever. Procure um fisioterapeuta para uma boa avaliação e cuide da sua postura.
    Espero ter ajudado e me coloco a disposição para outras dúvidas.
    Abraço!
    Hugo Campos

    ResponderExcluir
  33. Olá, minha filha tem 16 anos e ela tem afrouxamento ligamentar o que ocasionou ruptura dos ligamentos dos dois joelhos e agora descobrimos desgaste na coluna lombar e hérnia de disco, o médico indicou fisioterapia de analgesia e hidroginastica, nenhum medicamento. Minha dúvida é : não existe tratamento com medicamentos para evitar esse desgaste na coluna? Abraço! Marta Crestani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.
      A frouxidão de causar movimentos além dos limites normais das articulações causando desgaste. Fisioterapia de analgesia somente será útil no de dor, fora isso, não tem efetividade alguma. A hidro é uma atividade segura que impedirá movimentos além dos limites normais das articulações. Indico também o RPG e PILATES ministrado por fisioterapeuta habilitado. Medicamentos somente serão úteis para alivio de dor e inflamação.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
    2. Olá Marta.
      Acho que o blog está com algum problema, pois já postei a resposta sobre o seu comentário e a mesma não apareceu.
      Vamos lá, não há medicamento para o caso de frouxidão ligamentar. A medicação poderá ser utilizada (com prescrição médica), caso ocorra dor e/ou inflamação. Indico RPG e Pilates também.
      Abraço;
      Hugo Campos

      Excluir
  34. bom dia Dr. tenho 25 anos sou portadora de Miastenia Gravis fiz uma ressonância e a conclusão foi abaulamento discal difuso D11-D á L-S, retificando a face ventral do saco dural. Desidratração dos discos invertebrais avaliados com redução da altura do disco invertebral de D11-D12e L1-L2. Edema subcutâneo na região lombar.Herniaçãointra-somatica com caracteristicas crônicas no platô vertebral superior de L2, L3e L4 sem edema adjacente. Discreto edema da musculatura paravertebral lombar posterior que apresenta hipotrofia e liposssubstituição difusa, relacionada a denervação crônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!

      Sugiro a você a hidrocinesioterapia. Alguns estudos mostram que as atividades realizadas em meio líquido contribuem para a melhora nas disfunções neuromusculares através da reabilitação neuro-sensório-motora, isto ocorre devido a um melhor ajuste do tônus muscular. No seu caso, o trabalho em meio líquido previne a fadiga algo comum para portadores da patologia citada. Este tipo de tratamento é realizado por fisioterapeuta devidamente especializado.

      Grande abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  35. Boa noite Dr. Hugo. Sofro com o problema da desidratação a mais de 10 anos, sabendo que tenho 36 anos. Já procurei vários médicos, sem sucesso, até que conheci a osteopatia, como citado pelo Sr. Alcançamos resultados satisfatórios a algum tempo, mas as dores voltam mesmo com todos os cuidados necessários. Gostaria de saber mais sobre RPG e principalmente a medicação citada pelo Sr., no que ela me ajudaria. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Dr. Hugo

      Tenho 32 anos. Sofro com desegenação discal há quase 1 ano e meio (diagnóstico). Tenho uma protusão na lombar e agora deu uma na cervical. As dores nas costas são muito intensas, chegando ao ponto de parecer "queimar" na região da coluna cervical e dorsal (junto com isso vem muito coceira na mesma região). Ao me levantar de manhã parece que fui atropelado; não consigo durmir com tais dores. após algumas fisioterapia, o médico disse que minha protusão lombar está quase "seca". O que isso quer dizer??

      Tem algo que posso fazer para reidratar os discos novamente ou estabilizar o "estrago"? O médico disse que isso é genético. Será mesmo? Já tomei de tudo: codex, paco, codaten e outros são a mesma coisa que nada...estou fazendo fisioterapia conservadora (choquinho, laser, hidroterapia ) mas não está dando certo. Sou sendentário desde 2004, jogava bola 1 vez por semana. Preciso de ajuda Dr., por favor,

      Sabe algo sobre o medicamento UCII? O médico me receitou esse medicamento manipulado e disse que uma novidade ainda e que promete agir direto na desidratação dos discos.

      Fico no aguardo. Abraço

      Hugo S Ferreira

      Excluir
    2. Boa noite, Dr. Hugo

      Tenho 32 anos. Sofro com desegenação discal há quase 1 ano e meio (diagnóstico). Tenho uma protusão na lombar e agora deu uma na cervical. As dores nas costas são muito intensas, chegando ao ponto de parecer "queimar" na região da coluna cervical e dorsal (junto com isso vem muito coceira na mesma região). Ao me levantar de manhã parece que fui atropelado; não consigo durmir com tais dores. após algumas fisioterapia, o médico disse que minha protusão lombar está quase "seca". O que isso quer dizer??

      Tem algo que posso fazer para reidratar os discos novamente ou estabilizar o "estrago"? O médico disse que isso é genético. Será mesmo? Já tomei de tudo: codex, paco, codaten e outros são a mesma coisa que nada...estou fazendo fisioterapia conservadora (choquinho, laser, hidroterapia ) mas não está dando certo. Sou sendentário desde 2004, jogava bola 1 vez por semana. Preciso de ajuda Dr., por favor,

      Sabe algo sobre o medicamento UCII? O médico me receitou esse medicamento manipulado e disse que uma novidade ainda e que promete agir direto na desidratação dos discos.

      Fico no aguardo. Abraço

      Hugo S Ferreira

      Excluir
    3. Olá Magnus.

      Veja bem, no seu caso, a osteopatia deve fazer parte do tratamento, mas não é ela que vai resolver o seu problema. Na minha opinião, o tratamento de base deve ser o RPG (reeducação postural global) juntamente com a estabilização segmentar. E lembre-se, nenhum tratamento será eficaz se, nas suas atividades diárias e profissionais, sua postura não for a melhor possível.

      Um abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  36. Boa noiteDr. Fiz ressonancia magnetica essa semana e o resultado foi esse:
    Vértebra com características transicionais lombo-sacral (L5=VT). Para
    melhor caracterização conveniente correlação com radiografias
    panorâmicas.

    Demais corpos vertebrais alinhados e de altura e sinal medular
    preservados.

    Discos intervertebrais lombares com alturas preservadas, apresentando
    redução do sinal em T2 compatível com desidratação.

    Leve abaulamento discal nos níveis de L3-L4 e L4-VT.

    Demais níveis discais sem protrusões ou abaulamentos significativos.

    Pedículos vertebrais íntegros.

    Articulações interapofisárias regulares e de contornos preservados.

    Canal vertebral com amplitude mantida.

    Cone medular de contornos normais e sinal homogêneo.

    Distribuição incaracterística das raízes da cauda equina.

    Musculatura paravertebral eutrófica.

    IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:

    - Vértebra com características transicionais, que poderá ser melhor
    avaliada e até mesmo confirmada através de radiografias panorâmicas da
    coluna vertebral.
    - Desidratação discal difusa, incipiente.
    - Leve abaulamento discal no nível de L3-L4 e L4-VT.

    O que isso quer dizer?
    Grato pela atenção.
    Tenho 24 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Itamar.

      A vértebra de transição lombo sacral é bastante comum, estando presente em até 30% na população geral. Por ser uma anomalia, pode causar um processo degenerativo das estruturas da coluna, mais especificamente do disco intervertebral. Converse com seu médico e fisioterapeuta em relação as alterações consequentes a vértebra transicional para que um tratamento adequado para alivio das dores (caso haja) ou preventivo possa ser iniciado o quanto antes.

      Abraço.

      Hugo Campos

      Excluir
  37. Prezado Dr Hugo, tenho 36 anos e devido a queimação na região lombar e nas costas fiz uma ressonância magnética, tendo sido diagnosticado com discoartrose e uma pequena hérnia discal mediana em L4-L5. Eu não sinto dor, mas um desconforto (que já diminuiu) e uma queimação quando estou sentado. Já comecei a fazer pilates e já senti melhoras (fiz 07 sessões). O problema maior é que sou muito ansioso (faço tratamento com psiquiatra). Sou advogado e atuo em ações que versam sobre acidente de trabalho e/ou doença ocupacional, tendo muitos clientes com problemas de coluna, inclusive com parafusos (que é o meu maior medo). Vc acha que não preciso me preocupar tanto? Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dr. Hugo. De um dia para outro meu braço começou a doer muito
    fui ao medico ele passou remedios mais a dor nao parou ai fui e fiz uma ressonancia.

    Desidrataçao parcial dos discos intervertebrais estudados.

    Diminutas protrusoes discais-osteofitarias posteromedianas de c4-c5 e c5-c6
    tocando a face ventral do saco dural.

    Pequena cavidade hidrosiringomielica medindo cerca 1,0 cm na medula cervical num plano ao nivel de c6-c7.

    IMPRESSAO: Espondiloartrose cervical.
    Pequena cavidade hidrosiringomielica na medula cervical num plano ao nivel de c6-c7.
    Ate o dia da dor era uma pessoa ativa ia a academia de musculaçao e fazia jiu jits agora nao estou aquentando fazer mais nada.Pesso uma ajuda para achar um caminho para um tratamento obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dutra!

      Então amigo, também treino jiu jitsu e musculação e, realmente, com problemas na cervical, fica quase impossível treinar. O médico não lhe prescreveu antiinflamatórios e analgésicos? O repouso relativo agora se faz essencial até que os sintomas desapareçam. Caso não tenha sido sugerido pelo médico, lhe peça encaminhamento para a fisioterapia. Após o alivio das dores, inicie o tratamento de RPG (reeducação postural global).

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  39. Boa noite, Dr. Hugo

    Tenho 32 anos. Sofro com desegenação discal há quase 1 ano e meio (diagnóstico). Tenho uma protusão na lombar e agora deu uma na cervical. As dores nas costas são muito intensas, chegando ao ponto de parecer "queimar" na região da coluna cervical e dorsal (junto com isso vem muito coceira na mesma região). Ao me levantar de manhã parece que fui atropelado; não consigo durmir com tais dores. após algumas fisioterapia, o médico disse que minha protusão lombar está quase "seca". O que isso quer dizer??

    Tem algo que posso fazer para reidratar os discos novamente ou estabilizar o "estrago"? O médico disse que isso é genético. Será mesmo? Já tomei de tudo: codex, paco, codaten e outros são a mesma coisa que nada...estou fazendo fisioterapia conservadora (choquinho, laser, hidroterapia ) mas não está dando certo. Sou sendentário desde 2004, jogava bola 1 vez por semana. Preciso de ajuda Dr., por favor,

    Sabe algo sobre o medicamento UCII? O médico me receitou esse medicamento manipulado e disse que uma novidade ainda e que promete agir direto na desidratação dos discos.

    Fico no aguardo. Abraço

    Hugo S Ferreira

    ResponderExcluir
  40. BOA TARDE GOSTARIA DE SABER COMO ENVIAR O RELATÓRIO DE UMA RM QUE FIZ OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizina.

      Entre em contato via email: drhugofisio@gmail.com

      Obrigado!

      Hugo Campos

      Excluir
  41. Olá, Dr. Hugo. Fiz uma ressonância e obtive os seguintes resultados:
    -Extrusão discal póstero-mediana em L4-L5 associado a hipossinal em T2 de caráter degenerativo.
    -Protrusão discal póstero-mediana em L5-S1.
    O que devo fazer? É algo muito grave? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maxwell.

      Ahei que já havia respondido sua pergunta...de qualquer forma responderei novamente.

      A extrusão seria um estagio mais ou menos avançado do processo de fragilização do disco e a protusão um estágio anterior a extrusão. Na extrusão, a parede externa do disco está bastante fragilizada. Tenho pacientes nas mesmas condições que você citou, sem referir dor por terem ótima postura e atividade física adequada. Procure um fisioterapeuta especialista em RPG na sua cidade o quanto antes e inicie o tratamento.

      Abraço;

      Hugo Campos.

      Excluir
  42. Dr Hugo
    Recebi o diagnostico de "Discreta redução do calibre do canal vertebral em L3 e L4, devido a pedículos".
    quanto tempo para retomar atividade de segurança com colete a prova de bala e cinto de guarnição?
    E qual melhor e mais eficaz tratamento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André.

      Os pedículos são estruturas que ligam o processo transverso da vértebra ao corpo vertebral. Talvez, por algum processo degenerativo, no seu caso, os pediculos podem estar com sua estrutura alterada, diminuindo o calibre do canal vertebral. Seria necessária uma boa avaliação para um diagnóstico preciso. Como tenho mencionado, todos os tratamentos tem sua importancia nos problemas de couna vertebral. O tratamento com medicamento e fisioterapia conservadora é útil no controle da dor, porém não serão efetivos a médio e longo prazo, neste caso, é necessário realizar uma reeducação postural e estabiilização segmentar. A osteopatia e acupuntura também são importantes para um reequilibrio das estruturas da coluna vertebral.
      O tempo que você levará a retornar as atividades profissionais e de laser dependerão bastante da sua disciplina e do seu envolvimento aos tratamento. Alguns pacientes conseguem melhoras extraordinárias enquanto outros permanecem com dores e limitações, o sucesso do tratamento é bastante relativo.

      Abraço;

      Hugo Campos.

      Excluir
  43. Oi boa tarde! eu tenho 26 anos, há 2 anos descobrir que tenho desidratação parcial dos discos intervertebrais de C2-C3 a C4-C5 e retificação do eixo cervical fisiológico. sempre senti muitas dores no pescoço acompanhada de uma forte dor de cabeça, hj em dia não consigo ficar muito tempo de cabeça baixa. Gostaria de tratar esse problema, por onde devo começar? Isso é grave? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jhenyfer.

      Procure um fisioterapeuta especialista em Reeducação postural global para uma boa avaliação e tratamento. Seu problema não pode ser considerado grave, mas precisa de tratamento adequado o quanto antes para não evoluir.

      Abraço;

      Hugo Campos.

      Excluir
  44. Olá Hugo, boa noite!
    Acabei de receber um resultado de ressonância que veio dizendo assim:

    DESIDRATAÇÃO/DEGENERAÇÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL L4/L5.
    PEQUENA PROTRUSÃO DISCAL FOCAL CENTRAL EM L4/L5 TOCANDO O SACO DURAL.
    Meu retorno ao médico vai demorar um pouco e estou ansiosa para saber o resultado. Pode me ajudar?

    Desde já, agradeço!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iannny. tudo bem?

      Para lhe ajudar de verdade seria necessário uma avaliação para determinar um diagnóstico e traçar uma linha de tratamento fisioterapeutico. Porém, posso adiantar que você precisa de um fisioterapeuta especialista em terapia manual (RPG, Osteopatia). O tratamento com medicamentos e fisioterapia conservadora são válidos para alivio da dor, porém não resolverão seu problema. Normalmente, pessoas que apresentam alterações de coluna cervical como você, necessitam de um reequilíbrio muscular e reeducação postural.

      Me coloco a disposição para outros esclarecimentos.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  45. Bom dia Hugo!
    Gostaria da sua opinião quanto ao resultado de uma RM da Coluna Cervical que fiz para tentar identificar os motivos de uma dor constante que venho sentido na região do pescoço, ombros, braços e costas e também sensação de dormência nas mãos.
    O Laudo diz o seguinte:
    Protrusões discais medianas e compressões assimétricas do saco dural em C3-C4, C4-C5 e C5-C6. Maior proeminência e consequente compressão também da medula espinhal em C5-C6.
    Desidratação parcial dos discos cervicais. Osteofitose somatomarginal anterolateral em C5-C6.
    Medula espinhal sem anomalias de sinal.
    Não houve desalinhamento entre as bordas posteriores dos corpos vertebrais.
    Forame magno livre.
    Canal raquiano e forames radiculares com dimensões preservadas.
    Conclusão: Espondilose e protusões discais medianas entre C3 a C6, mais proeminente em C5-C6.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilce!
      Minha opinião é que você deve procurar um fisioterapeuta especialista em RPG e/ou osteopatia para uma boa avaliação avaliação e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Veja bem, somente tratamento medicamentoso não resolverá o seu problema.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  46. Bom dia Hugo.
    Gostei muito do seu blog e achei esclarecedor seus comentários(diagnósticos) e dicas.

    Tenho um filho de 16 anos que vem sofrendo com dores no pescoço e se apalparmos, de fato tateamos uma diferença para a direita na coluna nessa altura.

    Ele está fazendo fisioterapia e já fez também RX e ressonancia, com resultado assim: RX:
    Exame realizado em antero-posterior e perfil.
    Eixo cervical anatômico
    Corpos vertebrais de forma, contornos e densidade normais
    Redução do espaço intervertebral entre C7-T1
    Articulações interapofisárias integras
    Uncovertebrais sem alteraçoes.

    Ressonância: Redução da lordose fisiológica cervical - decúbito dorsal
    Vértebras com aspectos em bloco C7-T1, notando-se disco rudimentar neste nivel
    Demais corpos vertebrais alinhados no plano sagital e com altura
    conservada
    Desidratação discal de C2 a C7, caracterizando-se por hipossinal nas sequencias ponderadas em T2 dos discos
    Discretos abaulamentos difusos dos discos C4-C5,C5-C6, e C6-C7, imprimindo o saco dural adjacente neste segmento
    Articulações interpositórias e uncovertebrais de aspectos usuais
    O canal vertebral apresenta dimensões usuais
    Parênquima medular cervical com morfologia e características de sina conservadas

    Transição cranio-cervical de aspecto usual

    Na outra folha relatava: Retificação da lordose fisiológica cervical - decúbito
    Vertebras com aspecto em bloco C7-T1 _ Congênito
    Discretos abaulamentos difusos dos discos C4-C7, imprimindo o saco dural adjacente neste segmento

    Gostaria de saber seu parecer, por favor; e lhe perguntar se ele não poderá jogar futebol mais. Porque ele está sentindo dores no momento, que tem melhorado com a fisioterapia, mas e depois?
    Vai poder voltar a ter suas atividades normalmente? Ou terá que fazer apenas atividades que não lhe causem impacto??
    Desde já te agradeço e te desejo sucesso,
    Tatiana Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz!
      Pelo que descreveu, a retificação da cervical tem um papel importante nas alterações na coluna cervical do seu filho. Retificação é a ausência da curvatura, esta curvatura é fisiológica e quando amesma deixa de existir, toda engrenagem da coluna passa a sofrer alterações do tipo degenerativa.
      Você tem razão quando pergunta: E depois da fisioterapia? e eu lhe respondo: RPG, que pode ser realizado juntamente com acupuntura, osteopatia, etc.
      Acho que ele poderá praticar futebol normalmente, mas precisa de um tratamento especializado o quanto antes.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
    2. Dr. Hugo, como vai?
      Obrigado pela resposta, porém não entendi o que seria " um tratamento especializado". Hoje, meu filho já fez as sessoes de fisioterapia(20) e se sente bem melhor. Mas será que nao poderá mais jogar bola? Porque quando o faz, sente muitas dores no pescoço e na cabeça. Queria uma solução mais pratica que RPG ou acupuntura, essas são desagradáveis para um rapaz de 16 anos, se é que o Dr. me entende!! O que poderíamos fazer no dia a dia para ajudá-lo? Ele só que voltar a jogar bola, andar de skate,sem dores.Mais uma vez obrigado, um grande abraço. Como já falei, seu blog é muito esclarecedor e aproxima médico e paciente, parabéns.

      Excluir
  47. Ola Hugo D. campos boa noite,
    Primeiramente parabens pelo seu blog!
    Eu tenho 33 anos, sou atleta de jiu jitsu a 11 anos, e senti uma forte dor durante um treino, parei por um tempo mas persistiu uma dor bem fraquinha(nao me atrapalha em nada) porem depois de um tempo resolvi fazer uma reconasia e me assustei um poco com o resultado.
    RETIFICAÇÃO DA LORDOSE CERVICAL FISIOLOGICA;
    COMPLEXO DISCO-OSTEOFITÁRIO POSTERIOR PARACENTRAIS EM C5-C6 E PARA MEDIANO EM C6-C7, INDENTANDO A FACE ANTERIOR DO SACO DURAL.;
    DESIDRATAÇÃO DOS DISCOS INTERVERTEBRAIS VISIBILISADOS(COLUNA CERVICAL TODA!);
    Gostaria de saber se terei de parar de treinar? Ou se corrigindo minha postura(que é pessima) e fazendo tratamento fisioterápco poderei continuar aos treinos.
    Obs: sera que malhar para fazer fortalecimento da musculatura pode ajudar?
    Desde ja agradeço seu enpenho em ajudar o proximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raimundo!

      Inicie o quanto RPG (Reeducação postural global). Retificação, significa que a curvatura fisiológica da sua cervical está bastante diminuída ou inexistente, causando compressão e outras alterações que causam dor e limitação.
      Quanto ao jiujitsu, você poderá continuar, mas espere as dores cessarem e fique atento durante os treinos em relação a sua cervical, saúde em primeiro lugar, nada de treinar com dor.

      me coloco a disposição para outras dúvidas.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  48. Olá Hugo, bom dia.
    Peço sua orientação para um tratamento ou um profissional que me proporcione bons resultados para este diagnostico da ultima ressonância realizada dia 01.10.2014
    -ESPONDILOARTROSE LOMBAR COM ABAULAMENTOS DISCAIS DIFUSOS EM L4, L5 E L5 S1 e PEQUENA PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOMEDIANA, ASSOCIADA NO PRIMEIRO NIVEL.
    -OBS: DESIDRATAÇÃO DISCAL DEGENERATIVA E HERNIA DISCAL POSTEROMEDIANA EM D11 E D12 QUE CONTACTA-COMPRIME SUAVIMENTE A FACE VENTRAL DO SACO DURAL.
    Agradeço sua atenção.
    Arlisson
    bruce_lio2hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Ola dr Hugo boa tarde gostaria de saber a respeito do meu problema de saúde. Meu nome é Thiago tenho 29 anos .sinto muitas dores na lombar.fiz uma ressonância magnética que apresentou redução de espaço discal l4 l5 s1 com abaulamento dos discos e fissura no anel fibroso.fui ao neurocirurgião ele me disse que era só cirúrgico o caso.mas ele optou em fazer antes um bloqueio peridural .fiz e aliviou a dor uns 4 meses.ai retornei em um traumatologista levando a ressonância mais eletroneuromiografia que diz comprometimento pré ganglionar nos miotomos l4 l5 o dr me indicou cirurgia artrodese.gostaria de saber a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thiago!

      A redução de espaço entre as vértebras, indica uma desidratação discal. Tudo indica que está região está sofrendo com hipermobilidade devido a alterações em outras regiões. Isto, somado a má postura, pode gerar toda uma condição degenerativa. Antes de realizar os procedimentos mencionados por você, sugiro que procure primeiramente um Osteopata na sua região para uma boa avaliação. O tratamento osteopatico deverá ser acompanhado do RPG. Cirurgia e especialmente a artrodese é indicada somente em ÚLTIMO CASO.

      Abraço;

      Hugo Campos.

      Excluir
  50. Ola DR HUGO MEU FILHO TEM 11 ANOS FEZ UMA RESSONÂNCIA MAGNETICA NA QUAL FOI CONSTATADO SINAIS DE DESIDRATAÇÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL CERVICAL DE C5-C6.GOSTARIA DE SABER NA SUA OPINIÃO QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ESTE CASO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luis.

      Eu trabalho com terapia manual, mais especificamente, Reeducação Postural Global (RPG) e Osteopatia, portanto, acredito que estes tipos de tratamento são os que dão melhor resultados. Isto não significa abandonar o tratamento medicamentoso e fisioterapia conservadora que, dependendo da situação são importantes na diminuição da dor e inflamação. Espero ter ajudado.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  51. Dr Hugo meu marido com 33 anos esta a 1 ano com dores que estaacabando conosco ja tomou variso medicamnetos fortes selene 200 , tramadol 100 e por ai vai , ja foi feito pedido de cirurgia e nao aprovada pelo por outros medico pela idade dele , ressonanci aponta desidrataçao do disco de L5s1 ,alteraçao degenerativas discogenicas dos platos vertebrais de l5s1 abaluamento discal difuso l5-s1 . Bom tem muitas dores e agora a duas semanas enxaquecas terriveis , conclusao gasto emocional e financeiro , ja fez rpg e fisio e nada de melhoras , por favor nos de uma orientaçao estamos muito cansados de medicos mudanças de medicamentos e nada de resultandos . obrigada Claudineia

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Dr Hugo!
    Em primeiro lugar Parabéns pelo blog.
    Minha amiga tem 33 anos e há uns dois anos ela vem sentindo dores fortes na cervical, na nuca e dormência nos braços, recentemente fez uma ressonância e constou -discreta inversão do eixo cervical fisiológico em decúbito e - Hipo-hidratação dos discos C2-C3 e C3-C4.
    Após esse diagnóstico, ela já passou por dois ortopedistas, mas não obteve sucesso. Os mesmos passam medicamentos e não adianta nada.
    O último medicamento indicado foi o naproxeno sódico, serve para isso Doutor?
    Gostaria de saber qual o tratamento ideal para amenizar a dor e se realmente não tem cura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!

      Veja bem, os medicamentos ajudarão no controle da dor e inflamação, porém não resolverão o problema. Procure um fisioterapeuta especialista em RPG para uma boa avaliação. A Osteopatia e acupuntura também ajudarão bastante. Sua amiga apresenta uma inversão da lordose fisiológica cervical, esta alteração coloca em sobrecarga os discos e facetas articulares da região cervical. Os músculos também são afetados, entrando em estado de hiperatividade, gerando espasmos e dor. A cura é relativa e dependerá de vários fatores como técnica utilizada, envolvimento do paciente ao tratamento, grau de degeneração das estruturas, etc.

      Espero ter ajudado.

      Abraço,

      Hugo Campos.

      Excluir
  53. Ola DR HUGO MINHA ESPOSA TEM 34 ANOS FEZ UMA RESSONÂNCIA MAGNETICA NA QUAL FOI CONSTATADO SINAIS DE DESIDRATAÇÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL CERVICAL DE C5-C6 C7 E EM L2 L3.GOSTARIA DE SABER NA SUA OPINIÃO QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ESTE CASO E SE CONSIGO APOSENTÁ-LA POR ESSES PROBLEMAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João.

      Para indicar um tratamento adequado é necessário uma avaliação fisioterapeutica e análise dos exames de imagem caso possua. Normalmente, a Reeducação postural global (RPG) e Osteopatia, traz ótimos resultados em casos semelhantes ao da sua esposa.
      A aposentadoria por invalidez somente é possível em casos de incapacidade comprovada por perícia médica. Atualmente, quando o trabalhador se torna inapto para uma determinado função, pode ocorrer uma restrição de trabalho ou readaptação. Converse com o médico dela e também com um advogado da área trabalhista que eles poderão lhe orientar melhor.

      Abraço;

      Hugo Campos

      Excluir
  54. Olá Dr. Hugo!
    Meu diagnóstico é semelhante aos demais citados. Desidratação discal e, L2-L3 e sinais de edema por sobrecarga mecânica na topografia dos ligamentos interespinhosos em L4-L5 e L5-S1. Mas o que me chamou a atenção, foi o fato de descobrir sozinha os medicamentos que melhor aliviaram minhas dores intensas. Medicamentos que uso para combater depressão, labirintite(cloridrato de fluoxetina), e para insônia(cloridrato de amitripitilina). Gostaria de saber a razão principal para isso. Sei que coluna e cérebro estão ligados, mas achei muito interessante em relação aos medicamentos que tomo para dor. Acho que seria uma ótima dica para as demais pessoas verificarem tbém o tratamento de medicamentos neurológicos para esta situação.

    Obrigada.

    Att,
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!

      De alguma forma, os medicamentos que você utiliza estão inibindo a dor e isto é positivo, conviver com dores não é bom. Porém, o processo degenerativo em sua coluna, continuará em evolução. Portanto, sugiro procurar um fisioterapeuta para uma boa avaliação para determinar o motivo destas alterações em sua coluna. Por experiência profissional, acredito que a osteopatia e o RPG poderão lhe ajudar bastante.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  55. Ola Hugo! Sinto dores a tempo na lombar e fiz uma ressonância e o resultado foi "sinais de desidratação do disco in vertebral de L5-S1, o qual apresenta abaulamento difuso com sinais de ruptura do ânulo fibroso . Gostaria de saber se posso continuar malhando e se sim quais exercícios que posso fazer e quais não posso. Já fiz um mês de RPG e fisioterapia.
    Grata, Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Juliana. Passando pelo blog, percebii que sua pergunta ficou sem resposta. Mil desculpas...

      Você está n caminho certo Juliana, a boa postura durante as atividades diárias serão fundamentais para que o problema não evolua. Volte periodicamente ao seu fisioterapeuta para uma manutenção do RPG. Malhe a vontade, porém, evite impactos e flexões de tronco..mantenha sua lombar sempre dentro do fisiológico.

      Abraço!

      Hugo.

      Excluir
  56. Olá Dr. Hugo!

    Antes de mais fica aqui a minha palavra de apreço pela disponibilidade demonstrada em responder a tanta gente.
    Eu sou um atleta de Jiu Jitsu de Portugal, tenho 21 anos e foi-me recentemente diagnosticada uma protusão discal em L5-S1 com desidratação degenerativa. Já levei os resultados do exame a um ortopedista que me autorizou a voltar a treinar Jiu Jitsu, mas proibiu-me actividades de musculação que forcem a zona lombar e recomendou-me fazer natação para "equilibrar" os malefícios causados pelo Jiu Jitsu. As minhas questões são:
    -Existe alguma possibilidade de o disco com protusão voltar ao normal ou pelo menos não evoluir, ou é inevitável que evolua para uma hérnia?
    -Posso treinar Jiu Jitsu normalmente? Existe algum movimento que não possa fazer ou que não seja aconselhado fazer (tanto nos treinos como no dia-a-dia)?
    Já li alguns dos comentários acima e reparei que aconselha bastante RPG e Osteopatia/Fisioterapia. RPG faço quase diariamente e Osteopatia ou Fisioterapia faço aproximadamente uma vez por mês.
    Qualquer conselho para a minha situação é bem-vindo!

    Um abraço
    José Rocha

    ResponderExcluir
  57. Olá douto Hugor, fiz uma RMN coluna cervical, e a impressão diagnóstica foi: "Discreta desidratação dos discos intersomáticos cervicais", estou a 8 meses sentido dores no braço, fiz vários exames e tufo normal e o ultimo que fiz deu compressão nos nervos cervicais, ai o medico solicitou este RMN da coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moises!

      Inicie Osteopatia e RPG com um fisioterapeuta especializado. A dor no braço provavelmente é de origem cervical.

      Abraço!

      Excluir
  58. Boa tarde Dr: Hugo, Fiz uma RMN coluna lombar,
    Interpretação.
    Corpos vertebrais visibilizados de altura preservada.
    Focos angiomatosos esparsos.
    Desidratação discal ao nível de L3-L4 ao L4-L5, caracterizada por hipossinal em T2.
    Degeneração tipo l de modic das placas terminais de L4-L5.
    Protrusão discal póstero-central ao nível de L3-L4.
    Protrusão discal difusa ao nível de L4-L5, comprimindo a face anterior do saco dural e raízes nervosas neste nível.
    Oque significa tudo isso? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rejane.

      Significa que posturas incorretas estão maltratando sua coluna. O processo degenerativo da coluna, normalmente tem como pont inicial a desidratação
      do disco, pois é ele que absorve os impactos e sofre mais com as posturas inadequadas. Inicie rapidamente o Rpg e procure tembém um fisioterapeuta osteopata em sua cidade.

      Abraço!

      Excluir
  59. Boa noite Hugo . Sempre fiz atividades físicas , mas sempre soube que tinha lordose e escoliose . Mas de 5 meses pra cá tive que abandonar as atividades por sentir muitas dores na cervical . Nesse período fui varias vezes ao médico e lá me passaram antiflamatorios e receitavam físioterapia e Rpg. Comecei a fazer fisio, não fiz muito mas fiz umas 15 sessões de Rpg e entre massagem terapêuticas , e ainda durante o trabalho usava cinta para postura que me ajudou muito . Mas minha dor insistia em incomodar . Resolvi pedir uma ressonância . Enfim saiu o resultado da ressonância e deu Desidratação parcial do disco intervertebral de C3 e C4 . Socorro ! Te pergunto : o que eu fiz para aparecer Desidratacao ? onde sempre fiz atividades moderadas sem exageros . Devo continuar com Rpg ? Será q essa dor nunca mais vai me largar uma vez q não tem cura? Sera que academia nunca mais , musculação leve nem pensar ? Me ajuda , estou muito desanimada só tenho 35 e já com histórico desses ..��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lup!!

      A desidratação se dá por más posturas e sobrecargas anormais impostas ao discos. Nossa coluna necessita estar em harmonia entre suas estruturas, ou seja, boa mobilidade, músculos estabilizadores atuando adequadamente, etc.. Ao meu ver, as várias técnicas utilizadas na fisioterapia manual, que incluem RPG, Osteopatia, técnicas de mobilização articular, estabilização segmentar, etc, visam devolver parte da normalidade a esta região que está sofrendo. Tudo é uma questão de harmonia entre as estruturas. Acho que você está no caminho certo, porém, somente uma boa avaliação me permitiria dar um parecer mais preciso.
      Uma dica: A educação postural durante suas atividades diárias são fundamentais para o sucesso do tratamento. Atos como utilizar computador e ler deitada, assim como dirigir por longos períodos normalmente agravarão o seu problema e, sinta para postura somente em casos de agudização da dor, não podem ser usadas rotineiramente.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e ótimo 2015!

      Hugo Campos.

      Excluir
  60. Boa tarde Hugo, meu nome é Marcio, tenho 33 anos e foi constatado uma desidratação com abaulamento discal difuso de L4-L5, e todo final de semana jogo volei de areia, será que não poderei mais jogar por se tratar de um esporte de impacto, obrigado e aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio.

      O ideal é fazer algumas sessões de RPG e um trabalho de ativação dos músculos estabilizadores da coluna lombar, os principais: transverso do abdome e multifidos, associados com movimentos especificos da sua modalidade.

      Abração!

      Excluir
  61. Olá! Dr.Hugo há mais de 1 ano venho sentindo dores fortes nas costas. ..for mt forte que dói estômago e peito..chego a chorar não aguentando essa dor. ..pois bem fui ao ortopedista e o mesmo me pediu uma resonancia da coluna o resultado foi o seguinte : desidratação do disco intervertebral em t1 te com protrusao discal central..comprimindo o saco dural...ele me receitou Tylex . .mais a dor continua e passou tbm RPG..e mt grave meu problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia.

      Para lhe dar um diagnóstico preciso, seria necessário uma avaliação fisioterapeutica. Mas, posso lhe afirmar que somente medicamento não resolverá seu problema. Inicie o RPG o mais breve possível. Veja bem, existem pessoas que não sentem dor e possuem o mesmo problema que você. O importante agora é cuidar para que não evolua, as posturas e atividades que irá praticar no seu dia a dia serão decisivos para a estabilização do quadro. Sugiro também, que procure um fisioterapeuta osteopata em sua cidade.

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  62. Ola doutor, fiz uma ressonância magnética e no resulta do saiu a seguinte impressão diagnostica:pequenas protrusões discais com fissura do anulo fibroso em L1-L2 e L5-S1, com alterações degenerativas nos platos vertebrais apostos discreto edema da medular óssea) nesse ultimo nível. O que significa isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kanan!

      Resumidamente, significa que a parte externa do disco (anel ou ânulo fibroso), que mantém o nucleo em seu lugar, está enfraquecido, apresentando fissuras, que é por onde o nucleo acaba migrando.
      O disco é responsavel pela altura correta entre os corpos vertebrais, impedindo que estruturas se choquem e também pela absorção de impacto sobre a coluna. Com a degeneração do disco o espaço entre os corpos vertebrais diminuem, causando as alterações degenerativas que a sua ressonancia menciona. O tratamento com Osteopatia e RPG são os mais eficazes. Você precisa melhorar sua postura imediatamente.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  63. Boa tarde, doutor fiz um ressonância e deu o seguinte: desidratação do disco intervertebral de L5-S! e protrusão discal posterior mediana em L5-S1 associada a espessamento do ligamento amarelo, determinando discreta redução de diâmetro do canal vertebral neste nível. O que eu tenho? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora!
      Por ser póstero mediana, a sua protusão discal está diminuindo o espaço onde está localizada a medula. A parte externa do seu disco fragilizou e o nucleo se projetou para fora. Isto ocorre devido a más posturas, falta ou excesso de atividade física. Imagine um pneu de bicicleta que ficou fragilizado pelo uso continuo e a câmara começou a fazer uma espécie de barriga no pneu. É mais ou menos isso que ocorre no seu caso. A sua protusão ocorreu justamente na região de onde saem as raízes nervosas do nervo ciático. Procure um fisioterapeuta para iniciar Osteopatia e RPG.

      Abraço.

      Hugo D. Campos

      Excluir
  64. Boa tarde Dr Hugo

    Fiz uma ressonância da Coluna Lombar mas como eu só consegui uma consulta junho, gostaria de sua ajuda para "desvendar" os mistérios desse resultado.
    Sou da Argentina e talvez algum termo eu não consiga traduzir...vou dar o meu melhor.
    Saiu o seguinte:
    Corpos vertebrais de morfologia e sinal habitual
    Espaços intersomaticos conservados
    Hiperlordose lumbosacra
    Hipointensidade em sequências T2 de disco invertebral compreendido entre L4-L5 em relação a desidratação do mesmo, o qual mostra protrusão posterior e bilateral do anel fibroso discal com desgarro anular do mesmo e insinuação em ambos neuroforamenes a predominio esquerdo.
    Hipertrofia difusa de disco L5-S1
    Raizes de rabo de cavalo sem alterações
    Cono medular a nivel L1-L2
    Não se vizualizam alterações de partes blandas (moles?)

    Agradeço e espero impacientemente a resposta.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val!
      Mil desculpas! Só vi sua pergunta agora!
      Vamos lá...
      Resumindo, seu disco vertebral que fica entre L4 e L5 está sofrendo devido ao desgaste natural e as más posturas. Ele herniou tanto para trás (medial) como para os lados. Isto é ruim porque ele acaba tocando estruturas que envolvem a medula e também diminui os espaços por onde saem os nervos que controlam os membros inferiores. Voce precisa reeducar sua postura e fortalecer os musculos que estabilizam a coluna lombar. Como sempre oriento, procure um fisioterapeuta especialista em RPG e Osteopatia o quanto antes.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  65. Boa tarde Dr. Hugo!
    Meu nome é Deusvaldo e gostaria que o senhor me ajudasse a entender o resultado do meu exame de ressonância e o q fazer.O resultado diz o seguinte:
    Nódulos de schmorl nos platôs de T12.
    Desidratação do disco intervertebral L4-L5.
    Protusões discais posteriores medianas, de base larga L4-L5 e L5-S1 fazendo discreta impressão sobre
    o saco dural em L4-L5.
    Impressão Diagnóstica:
    Discopatia degenerativa L4-L5.
    Protusão discal de base larga L4-L5 e L5-S1.

    Aguardo retorno, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Veja bem, os corpos vertebrais são separados pelos discos. quando a pressão sobre os discos é muito grande, pode ocorrer a herniação do disco para dentro do corpo vertebral adjacente, caracterizando um nódulo. O ruim de tudo isso é que ocorreu diminuição de espaço entre uma vertebra e outra, comprometendo várias estruturas e causando dor e alterações neurológicas.
      Procure um fisioterapeuta Osteopata. Com alivio da dor e reequilibrio da sua coluna, poderá iniciar RPG e Pilates.

      Abraço

      Hugo Campos
      whatsup: 13 98808-6316

      Excluir
  66. Boa tarde Dr. Hugo!
    Meu nome é Deusvaldo e gostaria que o senhor me ajudasse a entender o resultado do meu exame de ressonância e o q fazer.O resultado diz o seguinte:
    Nódulos de schmorl nos platôs de T12.
    Desidratação do disco intervertebral L4-L5.
    Protusões discais posteriores medianas, de base larga L4-L5 e L5-S1 fazendo discreta impressão sobre
    o saco dural em L4-L5.
    Impressão Diagnóstica:
    Discopatia degenerativa L4-L5.
    Protusão discal de base larga L4-L5 e L5-S1.

    Aguardo retorno, obrigado.

    ResponderExcluir
  67. Ola Dr Hugo, eu fui diagnisticada por ressonancia com osteose condensante iliaca. Estou fazendo acumputura, bastante alongamento e voltei a treinar com carga leve ou o movimento adaptado. Ah e tb estou cuidando da postura, como nao sentar com as pernas cruzadas, durmir de barriga para cima com os devidos apois, parar apoiando em duas pernas e alguns outros habitos errados de postura. Mas na verdade ja tem 5 meses e não vejo grandes melhoras. Gostaria de saber se existe algo mais que eu possa fazer para que eu volte a ter os discos hidratados, e viver sem essa dor...?

    ResponderExcluir
  68. Ola Dr Hugo,ha cerca de 11 meses fiz minha primeira discectomia na l4 e 45 dias depois em 01/09/14 a segunda discectomia em l5, apos 20 dias da segunda cirurgia me surgiram dores na lombar esquerda,que irradia p perna e calcanhar esquerdos,meu medico não entende,diz que não sabe o pq das dores,fisioterapia não adiantou,tomo codex e amitril,sinto dores o tempo todo,dia 02/05/15 tive crise fiquei c corpo duro,hoje pego resultado RM,mas semana passada meu medico duvidou de mim mesmo vendo que manco e me locomovo mal,dores demais,o que faço se pelo meu plano só ele atende,fui em outros e ninguém quis me atender alegando que ele teria que concertar o que fez,me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valeria! Desculpe, mas vi sua pergunta somente agora. È necessário avaliar. Pelo olhar do mppedico realmente não vai haver nada que justifique as dores que vc sente. A Osteopatia possui uma forma de avaliação propria que leva em consideração, fatores que a medicina desconhece ou conhece muito pouco. Procure um fisioterapeuta osteopata em sua cidade para uma boa avaliação e tratamento.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, minha ressonância da coluna lombar deu desidratação do disco e abaulamento .Quando piso no chão sinto umas fisgadas na perna ( ciático), seria caso para afastamento temporário para tratar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!
      Nem sempre é necessário afastar do trabalho. Mas inicie o tratamento o quanto antes.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  72. HIPOTESES DIAGNOSTICAS;DISCRETO ABAULAMENTE DISCAL DIFUSOEM L5_S1COM PEQUENO CONPONENTE OSTEOFITARIO,INSINUANDO_SE NAS BASES FORMINIS CORRESPONDENTES,SEM SINAIS DE CONFLITOS RADICULARES .O QUE SIGNIFICA E TRABALHO DE CARPINTEIRO POSSO EXERCER A FUNÇAO NORMAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Significa que voce precisa melhorar sua postura, evite curvar-se a frente ao alcançar um objeto no chão, flexione os joelhos para tal atividade. Indico RPG e Pilates.

      Abraço.

      Hugo Campos

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. RessonânciaMagnética da COLUNA LOMBO-SACRA
    Foram obtidas imagens multiplanares da coluna lombo-sacra nas sequências pesadas em T1 e T2 em
    aparelho de baixo campo magnético.
    Corpos vertebrais de altura e alinhamento posterior preservados, apresentando osteófitos
    marginais difusos.
    Pedículos visibilizados íntegros.
    Alterações degenerativas difusas nos platôs vertebrais estudados.
    Redução da altura e da intensidade de sinal em T2 do disco intervertebral de L2-L3 a L4-L5,
    compatível com degeneração dos discos.
    Desidratação dos demais discos intervertebrais estudados.
    Pequenos abaulamentos discais difusos em L2-L3 e L3-L4, tocando a face ventral do saco dural
    e reduzindo a amplitude dos respectivos forames neurais.
    Protrusão discal focal em situação paramediana direita em L4-L5, comprimindo a face ventral
    do saco dural.
    Cone medular de espessura e sinal normais.
    Canal raquiano de amplitude preservada.
    Correlacionar com dados clínicos.
    NOTA: Formação ovalada de aspecto cístico em situação exofítica no terço inferior do rim
    direito, parcialmente visibilizado no presente estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli.
      Significa que sua coluna lombar está sofrendo. Os discos sao estruturas fundamentais e sua degeneração compromete outros componentes da coluna vertebral. Na verdade, é necessário uma boa avaliação para saber o que está ocorrendo. Sempre tenho sugerido a todos que acessam o blog a manter o tratamento conservador, porém a Osteopatia poderá lhe oferecer uma nova perspectiva de tratamento, pois a mesma não tem como foco somente o local da dor. Veja bem, alterações na lombar, pode ter como causa, alterações na coluna torácica, etc.

      Hugo Campos
      Whats: 13 98808-6316

      Excluir
  75. Hugo D,Campos gostaria de saber sua opinião a respeito dessa ressonância que eu fiz ,,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli.
      A sua ressonância mostra degeneração dos discos intervertebrais. O abaulamento pode ser considerado a primeira fase da hérnia, é um sinal de que a parede externa do disco est´´a fragilizada. Na protusão de l4-l5, temos uma fase mais adiantada da degeneração do disco, onde o anel fibroso está a ainda mais fragilizado e quando a mesma é mediana, pode tocar a duramater (membrana externa da medula), que no exame aparece com o nome de saco dural, Tudo isto ocorre devido a más posturas ou alterações em outras regiçoes da coluna que provocam sobrecarga nas vertebras degeneradas.

      Espero ter ajudado.

      Hugo Campos

      Excluir
  76. Boa tarde, meu nome é Maria José, tenho 54 anos e gostaria saber a respeito de uma cirurgia que fiz na coluna lombar, faz um ano que fiz essa cirurgia e hoje sinto dor duas vezes mais do que sentia antes de operar, antes sentia dor em apenas uma das pernas, hoje as duas doem, pescoço e os dois braços do cotovelo para cima, ou seja está muito difícil de andar.

    Exame realizado com sequências ponderadas em TSE T1 e T2 sem e com supressão do sinal de gordura e antes e após contraste endovenoso.
    Artrodese metálica através de placas e parafusos transpediculares em L3 e L4, determinando artefatos de susceptibilidade magnética, prejudicando a avaliação de algumas estruturas adjacentes. Parente insinuação dos parafusos direito de L3e L4 ao espaço epdidural correspondente.
    Laminectomia em L3 e L4.
    Demais corpos vertebrais alinhados, de altura preservada e com carascteristica de sinal normal.
    Demais pediculos e arcos posteriores integros.
    Desidratação do disco de L4-L5.
    Demais discos intervertebrais sem alterações.
    Articulações interapofisárias anatômicas.
    Irregularidade das partes moles posteriores aos níveis de L3 e L4, captantes de contraste.
    Nota-se também, captação pelo contraste moles das partes moles para-vertebrais nestes níveis.
    Tecido isointenso em todas as sequências, captante de contraste, no espaço epidural posterior a L3e L4, em correspondência às laminectomias descritas, sugerindo alteração pós- cirúrgica.
    Canal vertebral e forames neurais amplos.
    Cone medular tópico, com instensidade de sinal normal.
    Obs.: Recomenda-se correlação com raios X simples. Podem ocorrer divergências na caracterização dos níveis discais em função de variações anatômicas.

    Gostaria que me ajudassem com alguma resposta por gentileza, pois não sei a quem recorrer mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Bastante coisa heim?? Acredito que você fez a cirurgia de laminectomia devido a dores insuportáveis. Pois qualquer cirurgia na coluna, deve ser a última coisa que devemos pensar devido as possiveis complicações e a não garantia de resultados. No seu caso, e necessário uma boa avaliação. E, creio que a fisioterapia conservadora não irá lhe garantir sucesso. Recomendo tratamento osteopatico e reeducação postural. Os efeitos do tratamento ocorrerão a médio prazo.

      Me coloco a disposição para outros esclarecimentos

      Hugo Campos.

      13 98808-6316

      Excluir
  77. Ola Doutor tudo bem, fiz duas ressonância magnética Uma da coluna lombar que deu tudo normal , mas a da coluna dorsal deu :
    Corpos vertebrais alinhados, com altura, morfologia e intensidade de sinal preservados.
    Elementos dos arcos posteriores em aspecto habitual.
    O canal vertebral (ósseo) é de morfologia e dimensões preservadas.
    Forames de conjugação analisados de dimensões conservadas.
    Desidratação dos discos intervertebrais D5-D6,D6-D7 e D8-D9.
    Protrusão discal posterior mediana em D8-D9, obliterando a gordura epidural e comprimindo a face ventral do sacodural.
    Medula espinhal de dimensões e intensidade de sinal habitual.
    Estruturas paravertebrais sem anormalidades.

    Opinião
    Desidratação dos discos intervertebrais D5-D6,D6-D7 e D8-D9.
    Protrusão discal posterior mediana em D8-D9.

    ---
    Eu sinto dores ciáticas, enxaquecas , dores na região lombar, parece que minha coluna pressiona o meu peito na hora de dormir tenho que tomar muitos remédios pra conseguir dormir andar e passar o dia sem sentir dores.

    obs: Tenho um leve desvio na coluna.

    Estou fazendo acumpuntura e quiropraxia que ajuda a aliviar.

    Estou com receio de ser hernia de disco e que talvez exija uma operação, vai demorar 3 a 4 semanas ate dar o retorno do médico.
    Tenho tomado o infralax mais de 3x ao dia .

    Sei que e complicado tirar minha duvida por aqui, mas queria saber se e serio ou não estou desesperado e muito preocupado.

    ResponderExcluir
  78. Olá Doutor, meu esposo fez ressonância da coluna cervical e o resultado foi:
    Desitratação dos discos intervertebrais C2-C3, C3-C4 e C4-C5.
    Formação disco-osteofitária posterior lateral direita em C3-C4, obliterando a gordura epidural e comprimindo a face ventral do saco dural.
    Ele sente muitas dores será que isso tem cura? O que se deve fazer para melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina.
      Espero que seu marido esteja em tratamento adequado e melhor.
      A má postura pode gerar sobrecarga nos discos, causando a desidratação que acaba diminuindo a altura dos discos, favorecendo a formação dos osteófitos (bicos de papagaio) que no caso do seu maido, está tocando a duramater. Pode-se melhorar bastante condição clinica do paciente com Osteopatia e RPG. A acupuntura também pode ajudar no controle da dor.

      Abraço!!

      Hugo Campos

      Excluir
  79. Ola doutor !! Tudo bem ? Fiz a ressonância da lombar e apresentou o disco intervertebral l4l5 apresenta sinais de desidratação incipiente com diminuta protrusão sem evidência de compressoes radiculares.conclusão discopatia degenerativa protrusão discal l4 l5..poderia me explicar o agravamento desse meu problema e qual o tratamento adequado? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena!
      A discopatia normalmente está ligada a hipermobilidade que acaba gerando desgaste excessivo e se não tartada, a tendência é que o quadro evolua negativamente. Procure não tratar somente com medicamentos e terapias conservadoras. Procure um Fisioterapeuta Osteopata para uma boa avaliação e tratamento eficaz.

      Abraço!

      Hugo Campos.

      Excluir
  80. Ola doutor !! Tudo bem ? Fiz a ressonância da lombar e apresentou o disco intervertebral l4l5 apresenta sinais de desidratação incipiente com diminuta protrusão sem evidência de compressoes radiculares.conclusão discopatia degenerativa protrusão discal l4 l5..poderia me explicar o agravamento desse meu problema e qual o tratamento adequado? Obrigado

    ResponderExcluir
  81. Ola doutor !! Tudo bem ? Fiz a ressonância da lombar e apresentou o disco intervertebral l4l5 apresenta sinais de desidratação incipiente com diminuta protrusão sem evidência de compressoes radiculares.conclusão discopatia degenerativa protrusão discal l4 l5..poderia me explicar o agravamento desse meu problema e qual o tratamento adequado? Obrigado

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde
    Depois de sentir muitas dores irradiada para as pernas fiz s ressonância da lombar
    O diagnóstico foi.
    Corpos vertebrais alinhado com leve redução da altura. Labiscoes osteofilicas e alteração de sinal dos platôs vertebrais de L5_S1,que apresentam hipossinal emT1 e em T2 caracterizando degeneração modic11 (adiposa)
    Abaulamento discal difuso em L5 S1 com leve compressão daface ventral do saco Dural e extensão foramimal. Sem sinais de conflito disco radicular.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde
    Depois de sentir muitas dores irradiada para as pernas fiz s ressonância da lombar
    O diagnóstico foi.
    Corpos vertebrais alinhado com leve redução da altura. Labiscoes osteofilicas e alteração de sinal dos platôs vertebrais de L5_S1,que apresentam hipossinal emT1 e em T2 caracterizando degeneração modic11 (adiposa)
    Abaulamento discal difuso em L5 S1 com leve compressão daface ventral do saco Dural e extensão foramimal. Sem sinais de conflito disco radicular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilceia!

      As alterações apresentadas na ressonancia não me parecem tão significativas, porem você deve estar com uma compressão (possivelmente) do nervo ciático. Procure um fisioterapeuta Osteopata em sua cidade, ele poderá lhe ajudar.

      Abraço!

      Hugo.

      Excluir
  84. Olá Dr.
    Tenho 21 anos e sofri um acidente de carro, quebrando duas vértebras da coluna cervical. C5 e C6. (CID12.2)
    Graças a Deus, não tive perda dos movimentos, mas tive perda de sensibilidade na pele em algumas partes posteriores do corpo. Então, fiz uma ressonância magnética, e a conclusão foi a seguinte: Ressonância magnética da coluna cervical evidenciou:
    Inversão da lordose fisiológica cervical.
    Doença discal degenerativa incipiente C3-C4, C4-C5 e C5-C6, com altura normal e
    mínimos abaulamentos posteriores, sem hérnia focal.
    Fiquei um tanto quanto desesperada. Ainda sinto muitas dores, dificuldade de virar o pescoço, principalmente para o lado esquerdo e também em levantar o braço esquerdo.

    Na mesma data, pedi ao ortopedista um encaminhamento à um especialista em mão e punho, pois tenho muitas dores nas duas mãos/punho, e principalmente na mão direita, pelo fato de ser destra. Sou professora e estudante, e diariamente isso me incomoda - tem vezes que não consigo segurar uma caneta na mão. Então, o especialista também pediu uma ressonância, e a conclusão foi a seguinte (que me deixou mais assustada ainda):
    Lesão parcial do ligamento escafo-semilunar. Degeneração do ligamento ulnopiramidal.
    Alterações inflamatórias e sinais sugerem lesão parcial dos ligamentos trapéziocapitato
    e radioescafo-capitato.
    Espessamento e alterações inflamatórias incipientes, possivelmente traumáticas,
    dos ligamentos intercarpais dorsal e palmar, sem sinais de ruptura.
    Tenossinovite do extensor ulnar do carpo.
    Condropatia radiocarpal incipiente.
    Discreto derrame articular e sinovite.
    Não há desalinhamento ósseo no presente estudo.

    Como devo proceder? O que é isso tudo, afinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      No seu caso, é necessário uma boa avaliação para apresentar um diagnóstico preciso. O que posso fazer é lhe orientar a procurar um fisioterapeuta especialista em Osteopatia. Somente tratamento médico não resolverá o seu problema.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  85. Bom dia meu nome e Sandra fiz uma ressonância magnética da coluna cervical o resultado deu ( sinais de desidratação discal difusa mas sinto muita dor na nuca entre a cabeça ) será que é por esse motivo.... Bom dia

    ResponderExcluir
  86. Bom dia meu nome e Sandra fiz uma ressonância magnética da coluna cervical o resultado deu ( sinais de desidratação discal difusa mas sinto muita dor na nuca entre a cabeça ) será que é por esse motivo.... Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      É comum dor de cabeça quando há aumento da tensão dos musculos suboccipitais (que ligam a cabeça a região cervical). Isto ocorre por alterações na artéria vertebral que é responsável pela vascularização de regiões importantes do cerebro. Os discos são estruturas fundamentais para o bom funcionamento da nossa coluna, a perda de espaço entre as vertebras ocasionado pela desidratação dos discos, irá alterar outras estruturas, estre elas, nervos, musculos e articulações. A dor é ocorre pelo conjunto destas alterações. Normalmente os musculos da região tornam-se tensos e dolorosos. A Osteopatia poderá lhe ajudar bastante!

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  87. Óla DR.Hugo fiz um exame de
    Tomografia computadorizada de coluna lombar:
    Textura óssea preservada.
    Hipertrofia das articulações interapofisárias em L3/L4 a L5/S1. Complexo disco-osteofitário posterior em L5/S1 com componente discal protuso posterior centro-marginal direito que comprime a face ventral do saco dural e estenosa as bases foraminais. As estruturas das moles paravertrebrais tem morfologia e coeficientes de atenuação normais. oque eu tenho? Sinto muitas dores na perna direita e formigação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon!
      Provavelmente você sente dor na perna e alterações na sensibilidade (formigamento) devido a compressão nervosa. L5 - S1 é de onde parte o nervo ciático. Procure um Fisioterapeuta Osteopata na sua cidade o quanto antes que poderá lhe ajudar neste caso.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  88. Ola DR. hugo minha ressonância apresentou o seguinte resultado, o que isso quer dizer?
    1. Bom alinhamento dos elementos ósseos vertebrais.
    2. Corpos vertebrais apresentando altura, morfologia e intensidade de sinal
    preservadas, com contornos regulares.
    3. Discos intervertebrais com altura, morfologia e intensidade de sinal preservadas.
    4. Articulações interapofisárias e processos uncinados de aspecto preservado.
    5. Mínimo espessamento dos ligamentos amarelos nos níveis C5-C6 e C6-C7, sem
    efeitos compressivos significativos sobre as estruturas nervosas.
    6. Medula cervical com espessura e intensidade de sinal dentro dos limites normais.
    7. Não há evidência de compressões extrínsecas significativas sobre o saco dural ou
    sobre as raízes nervosas.
    8. Canal raqueano de boa amplitude.
    9. Ausência de infiltrados peridurais.
    10. Forame magno de amplitude preservada, estando o cerebelo de situação anatômica.
    11. Tecidos moles da região paravertebral sem evidência de anormalidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!

      Você sente dores na cervical?
      Segundo o exame de imagem, a sua coluna cervical está normal. É frequente pessoas sem alterações visiveis nos exames de imagem apresentarem dor, isto pode ocorrer devido a problemas oriundos de desordens emocionais.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  89. boa tarde senhor doutor fiz uma ressonância a coluna lombar e indica que tenho os corpos das vertebras lombares têm altura conservada
    a coluna lombar encontra-se retilinizada
    por L2-L3 , L3-L4 , E L4-L5 encontram-se pequenos abaulamentos discais circunferenciais ,não compressivos
    redução da altura e desidratação do disco intersomático L5-S1, a que se associa hérnia discal da base larga que poderá contactar a emergência das raízes S1 , a enquadrar na clínica do doente
    o canal raquidiano é constitucionalmente pouco amplo . os buracos de conjugação têm dimensões dentro da normalidade . encontram-se, mais evidentes de L3 A S1 , mas sem significativa repercussão sobre o espaço útil canalar ou foraminal.
    o cone medular conserva normais características de sinal . SENHOR DOUTOR O QUE QUER DIZER ESTA RESSONANCIA AGRADEÇO SUA INFORMAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!
      Dentro da nomenclatura utilizada, "retilinizada" quer dizer que sua coluna lombar não apresenta a lordose fisiológica. É importante que As curvas da coluna vertebral estejam preservadas pois as estruturas da mesma são projetadas naturalmente dentro destas curvaturas.Está retilinização ou retificação da lordose lombar provoca maior sobrecarga sobre os discos vertebrais através de compressão dos mesmos, provocando desidratação e redução na altura dos discos.
      Aconselho você a procurar um fisioterapeuta especalista em Osteopatia. O RPG também é indicado no seu caso.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  90. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo lendo esse post do blog. Feliz por saber que existem pessoas que compartilham da mesma lesão do que eu e conhecer o que elas fazem para diminuir as dores. E triste por saber que desde julho do ano passado que o Dr. Hugo deixou de responder as perguntar dos internautas. É uma pena, pois gostaria de tirar algumas dúvidas importantes.

    ResponderExcluir
  91. Olá Hugo gostaria da sua opiniao, acabei de sair do consultório e constatei que estou com desidratacao discal em tdos os níveis , c-5 c-6e c-7 que tocam de leve a face ventral , sinto muitas dores e perdi os movimentos do pescoso o médico disse q somente esse problema não é pra perder os movimentos .... oq vc acha ? Gastei horrores com exames e consultas pra ficar sem uma resposta , o que posso fazer pra voltar com meus movimentos? Obrigada

    ResponderExcluir
  92. Olá Priscila!
    A resposta para o seu problema e muitos outros que acometem o sistema musculoesquelético está na Osteopatia! A osteopatia é capaz de diagnosticar desordens locais e a distância que acabam contribuindo para a cronificação de uma disfunção. Está cronificação é responsável por processos degenerativos que comprometem a qualidade de vida das pessoas.
    Se necessitar de mais informações, pode me contatar através do whatsup: 13 98808-6316.
    Abraço!
    Hugo Campos

    ResponderExcluir
  93. Olá, no meu exame deu que eu tenho prutusão discal posterior e central em L4-L5 e L5-S1 que toca a face ventral do saco dural. Os medicos me recomendaram fazer pilates e hidroginatica, que já pratico a mais de um ano, mas sinto dores todos os dias mesmo tomando medicamentos. Gostaria de saber quais outros tratamentos posso procurar pois não aguento mais sentir dor todos os dias, tenho 31 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Procure um Fisioterapeuta Osteopata. Na minha pratica clinica tenho obtido ótimos resultados com esta técnica que é uma especialidade da fisioterapia. No seu caso, somente atividade física não resolve o problema, é necessário tratar as disfunções.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Olá Hugo, muito bom esse blog.
    Apesar de ter passado dos 40 anos ando de skate vertical e de uns meses para cá comecei a sentir dores do lado esquerdo do coccix , o medico pediu tmografia :
    nível L3 - L4 abaulamento discal difusocom tênue contato com a face ventral do saco dural com hipertrofia facetária espessamento ligamento amarelo, principalmente a esquerda observando obliteração praticamente completa da gordura perirradicular.
    irregularidades e hipertrofia das articulaçoes interapofisárias nos diversos níveis lombares.
    minha pergunta isso é muito grave? o médico disse que melhora nao andar de skate mais para não virar hérnia de disco, sinto apenas desconforto no dia a dia dores bem leves...o que fazer?? fisio ajuda? estou fazendo RPG mas não notei diferença ainda.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osteopatia Rosangela. As exigências do esporte que vc pratica geraram as alterações que voce menciona. Acredito que um bom Fisioterapeuta Osteopata poderá lhe ajudar muito. A fisio conservadora só aliviará as dores. O RPG seria um tratamento após o tratamento Osteopatico.
      Abraço!!!

      Excluir
  96. mim da uma ajudinha por favor Redução da intensidade de sinal na seqüência ponderada em T2, dos discos intervetebrais
    focalizados, traduzindo hipohidratação.
    Protrusão discal de base larga em C4-C5, fazendo impressão na face ventral do saco dural.
    Protrusão discal posteromediana, com leve predomínio paramediano à esquerda em C5-C6, fazendo
    impressão na face ventral do saco dural e endentando a face anterior da medula. Tendinopatia focal insercional do supra-espinhal.
    Reação bursal subacromial-subdeltóidea. radiculopatia c7 cronica o que e?
    estou sentindo dores de desde dezembro qual tempo de cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marco!
      Provavelmente, as alterações na sua cervical estão causando as alterações no ombro, mais especificamente do supra espinhal que é um dos músculos do manguito rotador (estabilizador do ombro), pois a inervação deste musculo sai de C4-C5-C6. Um tratamento adequado e especifico pode impedir que as alterações evoluam. Acredito que a Osteopatia poderá lhe ajudar bastante, assim como estabilização segmentar (ativação dos músculos profundos cervicais) e Reeducação postural...Nesta sequência. Medicamentos e fisioterapia conservadora serão úteis para a diminuição da dor e inflamação.

      Espero ter ajudado.

      Abç!

      Hugo Campos

      Excluir
  97. Olá Marco.

    Para falar sobre o seu problema, é necessário uma boa avaliação para entender pq estão ocorrendo estas alterações. Resumindo, você tem uma degeneração dos discos intervertebrais, os discos são estruturas importantíssimas da coluna, tem função de amortecimento e manter todas as outras estruturas em situação equilibrada. A protusão ocorre por fragilização do anel fibroso do disco, onde o seu conteúdo interno começa a migrar para fora tocando estruturas nervosas. o supra espinhal é um dos musculos estabilizadores do ombro ( no seu caso, o tendão do supra espinhal tem um processo inflamatório assim como a bursa que se situa abaixo dele), é bastante provável que seu problema do ombro tenha ligação com a cervical. Sugiro tratamento através da fisioterapia conservadora para analgesia e desinflamação e osteopatia, em uma segunda fase, é interessante o RPG.

    Abraço!!

    Dr. Hugo Campos
    13 98808-6316

    ResponderExcluir
  98. Olá Hugo... Meu marido fez uma ressonancia magnetica e no laudo deu:
    Doença degenerativa discal em T11-T12 e L5-S1, caracterizada por redução da altura
    e hipossinal (desidratação) nas sequências ponderadas em T2 do respectivo disco
    intervertebral.
    Associadamente, identifica-se protrusão discal em situação média-lateral direita, a
    qual toca a face anterior do saco dural e mantém íntimo contato com a raiz nervosa
    descendente à direita deste interespaço.
    A mesma exibe rupturas radiais.

    O que isso significa?

    Parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda!
      Provavelmente, seu marido possui disfunções discais nas transições toracolombar lombosacra. Possivelmente, de acordo com os conceitos da Osteopatia, nestes locais deve estar ocorrendo excesso de atividade ou hipermobilidade, causando desgaste dos discos intervertebrais. Juntamente com as más posturas, resulta nas protusões discais. Aconselho a procurar um fisioterapeuta especialista em Osteopatia para uma boa avaliação e tratamento. Em uma segunda etapa sugiro RPG e Pilates.

      Abraço!

      Hugo Campos
      13 98808-6316

      Excluir
  99. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  100. Olá Dr. Hugo, bom dia, Fiz ressonância da coluna lombar e apresentou
    A última vértebra estudada apresenta caracteristicas transicionais, provável sacralizaçao de L5.
    Hipossinal em T2 dos discos invertebrais lombares de L3-L4 e L4-L5, de aspecto desidratativo.
    Abaulamentos discais posteriores discretos em L3-L4 e L4-L5, que determinam impressão sobre a face anterior do saco dural.
    Por favor o que significa?
    Obrigada pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli!

      A sacralização de L5 é considerada uma anomalia onde a ultima vertebra lombar assume aspectos do sacro. O abaulamento pode ser considerado como um inicio da hernia discal e ocorre principalmente devido as más posturas. De acordo com minha experiência clinica, recomendo a você, Osteopatia e RPG.

      Abraço

      Hugo Campos

      Whats: 13 98808-6316

      Excluir
  101. Fiz um exame de resonancia magnética.
    Resultado:
    Transição crânio-cervical anatômico
    Retificação da lordose cervical fisiologica
    Ostefitose antero-marginal nos corpos de C5,C6 e C7.
    Presença de complexos disco-osteofitarios posteriores em c4/c5, c5/c6 e c6/c7, promovendo obliteração parcial da coluna liquorica anterior e impressão sobre a face ventral do saco dural, com obliteração parcial também sobre dos firames de conjugação correspondente em C6/C7.
    Redução do espaço discal em C6/C7.
    Medula espinhal com espessura e sinal conservados.
    Desidratação discal em C6/C7
    Canal vertebral e demais forames de conjugação com calibres normais. Elemento dos arcos posteriores integros.
    Estrutura musculares paravertebrais com sinal preservado.

    Isso é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      A retificação da lordose significa que sua cervical está reta, sem a curvatura normal. Isto não é bom e pode causar uma compressão dos discos gerando desidratação e degeneração dos mesmos. Sem o tratamento adequado, poderá comprometer sua qualidade de vida. É necessário um tratamento especializado com Osteopatia e RPG com a finalidade de estimular os musculos profundos estabilizadores da região cervical, assim como tratar as disfunções e tentar devolver um pouco da curvatura ideal.

      Abraço!!

      Hugo Campos

      Whats: 13 98808-6316

      Excluir
  102. . Boa noite devido a um acidente de moto em 2003 com uma fratura de vertebra T6 e T7.
    minha coluna piora a cada dia com muita dor , queimacao, na cervical, toraxica e lombar. Com formigamento nas mãos e nos pés. Muita dor de cabeça, dor debaixo do pé e tornozelo e dificuldades com movimentos como levantar da cama e andar . Segue resultado das ressonância magnética.
    Cervical. Leve acentuação da lardose cervical fisiológica em decúbito.
    Redução da intensidade de sinal dos discos intervertebrais cervicais nas imagens ponderadas em T2 indicando desidratação discal.
    Focos de frissura do ânulos fibrosos com protusões póstero centrais dos discos intervertebrais C4-C5, C5 - C6 e C6-C7.

    Toraxica.
    Acentuação da cifose torácica fisiológica e escoliose em decúbito com convexidade a direita.
    Sinais de hipertrofia apofisaria nos níveis torácicos médios, mais acentuadamente a esquerda em T7-T8 até T9-T10, determinando redução leve da amplitude foraminal nestes níveis.

    Lombo sacra.

    Osteofitose marginal nos corpos vertebrais.
    Sinais de hipertrofia facetaria em L3-L4,L4-L5 e L5-S1, determinando a redução leve da amplitude foraminal.
    Redução do sinal do disco intervertebral L5-S1 nas sequências ponderadas em T2 indicando desidratação discal.
    Discreto abaulamento discal difuso no nível L4-L5 retificando a face ventral do saco dural.

    Protrusão centro lateral esquerda do disco intervertebral L5-S1, com sinais de rotura / laceração do ânulo fibroso discal, que oblitera a gordura epidural anterior, determinando leve compressão sobre a face ventral do saco dural e tocando a raiz S1 esquerda em seu trajeto no interior do canal vertebral.
    Dr. Meu caso é grave , não me esconda nada por favor... Tenho hérnia e bico de papagaio... O que mais tenho na coluna... Essas dores e desde 2003. Minha coluna ta me matando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everaldo!
      Seu caso merece uma boa avaliação para entender porque se instalaram as alterações citadas. Além do acidente, outros fatores devem estar contribuindo para o quadro atual. Considero toda alteração na coluna vertebral relativamente grave, porém, com tratamento adequado, é possivel ter uma vida normal. Aconselho que o senhor procure um fisioterapeuta Osteopata na sua cidade para uma boa avaliação.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
    2. Olá Everaldo!
      Seu caso merece uma boa avaliação para entender porque se instalaram as alterações citadas. Além do acidente, outros fatores devem estar contribuindo para o quadro atual. Considero toda alteração na coluna vertebral relativamente grave, porém, com tratamento adequado, é possivel ter uma vida normal. Aconselho que o senhor procure um fisioterapeuta Osteopata na sua cidade para uma boa avaliação.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  103. . Boa noite devido a um acidente de moto em 2003 com uma fratura de vertebra T6 e T7.
    minha coluna piora a cada dia com muita dor , queimacao, na cervical, toraxica e lombar. Com formigamento nas mãos e nos pés. Muita dor de cabeça, dor debaixo do pé e tornozelo e dificuldades com movimentos como levantar da cama e andar . Segue resultado das ressonância magnética.
    Cervical. Leve acentuação da lardose cervical fisiológica em decúbito.
    Redução da intensidade de sinal dos discos intervertebrais cervicais nas imagens ponderadas em T2 indicando desidratação discal.
    Focos de frissura do ânulos fibrosos com protusões póstero centrais dos discos intervertebrais C4-C5, C5 - C6 e C6-C7.

    Toraxica.
    Acentuação da cifose torácica fisiológica e escoliose em decúbito com convexidade a direita.
    Sinais de hipertrofia apofisaria nos níveis torácicos médios, mais acentuadamente a esquerda em T7-T8 até T9-T10, determinando redução leve da amplitude foraminal nestes níveis.

    Lombo sacra.

    Osteofitose marginal nos corpos vertebrais.
    Sinais de hipertrofia facetaria em L3-L4,L4-L5 e L5-S1, determinando a redução leve da amplitude foraminal.
    Redução do sinal do disco intervertebral L5-S1 nas sequências ponderadas em T2 indicando desidratação discal.
    Discreto abaulamento discal difuso no nível L4-L5 retificando a face ventral do saco dural.

    Protrusão centro lateral esquerda do disco intervertebral L5-S1, com sinais de rotura / laceração do ânulo fibroso discal, que oblitera a gordura epidural anterior, determinando leve compressão sobre a face ventral do saco dural e tocando a raiz S1 esquerda em seu trajeto no interior do canal vertebral.
    Dr. Meu caso é grave , não me esconda nada por favor... Tenho hérnia e bico de papagaio... O que mais tenho na coluna... Essas dores e desde 2003. Minha coluna ta me matando.

    ResponderExcluir
  104. Olá Dr. Hugo, tudo bem? Meu nome é Romulo e realizei um exame de ressonancia nas costas e foi constatado que o disco intervertebral de L5-S1 tem um componente extruso e protusao posteromediana no L4-L5. Já estou realizando aulas de pilates. Gostaria de saber se você recomendaria a pausa de esportes como natação e academia e se esses sintomas como a extrusao pode diminuir ou sempre ficará desse jeito. Agradeceria se respondesse no email romulo_987@hotmail.com. Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romulo!
      O Pilates é uma atividade bastante indicada para a saúde da coluna vertebral, porém, acho que voce deve procurar um osteopata para um tratamento eficaz. Provavelmente, a região transicional de L5-S1 é uma região de hipermobilidade devido a componentes hipomóveis mais acima ou abaixo desta região. Tanto a natação quanto a academia (musculação) podem ser benéficos, porém nestas atividades existem exercicios contra indicados para você. Converse com o professor e também com seu fisioterapeuta.

      Abraço!

      Hugo Campos

      Excluir
  105. Boa noite Dr. Hugo. Meu nome é Fabiana realizei um exame de Tomografia na coluna cervical e obtive o seguinte resultado; Estruturas da junção crânio-vertebral normais.
    Corpos vertebrais alinhados e de altura normais.
    Retificação da curvatura cervical.
    Discreto complexo disco-osteofitário mediano em C4-C5 e C5-C6 com impressão sobre o disco dural.
    Articulações interapofisárias e uncovertebrais preservadas.
    Forames intervertebrais de amplitude preservadas.
    Canal vertebral de amplitude preservadas. Gostaria, se possível que o senhor me informasse qual o problema que tenho na coluna cervical? Se possível gostaria que o senhor me respondesse no email: fabianahenriques27@gmail.com. grata pela atenção. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!

      A retificação significa a ausência da curvatura fisiológica, que no caso da cervical é uma lordose. Sem esta curvatura todas as estruturas saem da sua condição normal de funcionamento, além da compressão que os discos sofrem por não haver dissipação das forças da gravidade que incidem sobre a coluna. Indico que você procure um Fisioterapeuta Osteopata na sua cidade para avaliação e tratamento. Seria também interessante sessões de RPG para incentivar a formação da lordose fisiológica da sua cervical.

      Espero ter ajudado.

      Hugo Campos

      Excluir
  106. Boa tarde De.Hugo, em 2014( 14/07 e 01/09) fiz 2 microdiscectomias em l4 e l5,respectivamente, um mês após a segunda cirurgia comecei a sentir dores fortes na lombar e perna e pé esquerdos, falei c meu médico e ele disse ser normal, venho c essas dores nesse tempo todo, sempre fazendo fisioterapia e remédios p dor, não tenho vida normal,tive uma crise e fiquei toda dura em 20/04/16, o médico pediu RM, resultado:
    Megapofise transversa esquerda parcialmente fundida ao sacro, sendo considerada em l5.
    Artrose incipiente nas articulações interopofisarias de l4l5.
    Desidratação e discreto abaulamento dical difuso em l4l5,onde também há rupturas do anel fibroso e sinais cirúrgicos.Abaulamento posterior difuso tocando a face anterior do saco durale se insinuando para as bases do forame de conjunção, tocando as raízes nervosas emergentes. Há pequeno componente protuso postero-mediano.
    CAMS
    O que significa esse símbolo chamado CAMS, e é grave o que tenho? Não aguento mais isso, desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria!

      Me parece que a cirurgia não alcançou os resultados esperados. As herniações persistem. Isto se deve a fato de você não ter tratado a causa do problema e sim seus efeitos. As alterações degenerativas discais normalmente ocorrem devido a hipermobilidade no local da lesão. Dentro da visão da Osteopatia, isto ocorre devido a regiões hipomóveis acima ou abaixo da lesão. Não se apague somente no que os exames falam, pois eles só servem como parâmetros e não como diagnóstico final. Procure um fisioterapeuta osteopata na sua cidade. O tratamento com RPG e estabilização segmentar também lhe ajudarão após a osteopatia.

      Abraço!!

      Hugo Campos

      Excluir
  107. OLÁ DR. HUGO,MEU NOME É ELIANE APARECIDA, TENHO 41 ANOS E À 7 MESES COMECEI A SENTIR UMA FORTE PRESSÃO DO LADO DIREITO DA CABEÇA, MEU BRAÇO E PERNA DIREITOS FICARAM DORMENTES E COM UMA LEVE PARALISIA, MEU ROSTO FICOU DORMENTE DO LADO DIREITO, PROCUREI UM MEDICO, REALIZEI TOMOGRAFIA E FOI DESCARTADA AVC, FIZ RM CRANIO E NADA CONSTOU, ENTÃO Á UM MES COMECEI SENTIR DORES NO PESCOÇO E OMBRO LADO DIREITO, FIZ RM CERVICAL E TORACICA ONDE FORAM OBSERVADOS: DIMINUIÇÃO DDA INTENSIDADE DE SINAL EM T2 DOS DISCOS INTERVERTEBRAIS, EM DECORRENCIA DA DESIDRATAÇÃO DOS MESMOS. BARRAS DISCOS-OSTEOFITARIAS POSTERIORES NOS NIVEIS C3-C4, C4-C5, C5-C6 E NOS NIVEIS INTERVERTEBRAIS SITUADOS NO SEGMENTO DE T5 A T10, QUA APAGAM O ESPAÇO SUBARACNOIDE ANTERIOR, TOCANDO A FACE VENTRAL DA MEDULA ESPINHAL. NOS NIVEIS T9-T10 E T10-T11, O EFEITO COMPRESSIVO É MAIS ACENTUADO, SENDO O PROCESSO OSTEOFITARIO MAIS PROEMINENTE EM SUA PORÇÃO LATERAL DIREITA EM T9-T10, E PROÇÃO MEDIANA EM T10-T11.
    IMPRESSÃO: ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DAS COLUNAS CERVICAL E TORÁCICA.
    BARRAS DISCO-OSTEOFITÁRIAS POSTERIORES NOS NÍVEIS C3-C4,C4-C5,C5-C6 E NO SEGMENTO T5 A T10.
    O QUE PODERÁ SER ISSO?

    ResponderExcluir
  108. OLÁ DR. HUGO,MEU NOME É ELIANE APARECIDA, TENHO 41 ANOS E À 7 MESES COMECEI A SENTIR UMA FORTE PRESSÃO DO LADO DIREITO DA CABEÇA, MEU BRAÇO E PERNA DIREITOS FICARAM DORMENTES E COM UMA LEVE PARALISIA, MEU ROSTO FICOU DORMENTE DO LADO DIREITO, PROCUREI UM MEDICO, REALIZEI TOMOGRAFIA E FOI DESCARTADA AVC, FIZ RM CRANIO E NADA CONSTOU, ENTÃO Á UM MES COMECEI SENTIR DORES NO PESCOÇO E OMBRO LADO DIREITO, FIZ RM CERVICAL E TORACICA ONDE FORAM OBSERVADOS: DIMINUIÇÃO DDA INTENSIDADE DE SINAL EM T2 DOS DISCOS INTERVERTEBRAIS, EM DECORRENCIA DA DESIDRATAÇÃO DOS MESMOS. BARRAS DISCOS-OSTEOFITARIAS POSTERIORES NOS NIVEIS C3-C4, C4-C5, C5-C6 E NOS NIVEIS INTERVERTEBRAIS SITUADOS NO SEGMENTO DE T5 A T10, QUA APAGAM O ESPAÇO SUBARACNOIDE ANTERIOR, TOCANDO A FACE VENTRAL DA MEDULA ESPINHAL. NOS NIVEIS T9-T10 E T10-T11, O EFEITO COMPRESSIVO É MAIS ACENTUADO, SENDO O PROCESSO OSTEOFITARIO MAIS PROEMINENTE EM SUA PORÇÃO LATERAL DIREITA EM T9-T10, E PROÇÃO MEDIANA EM T10-T11.
    IMPRESSÃO: ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DAS COLUNAS CERVICAL E TORÁCICA.
    BARRAS DISCO-OSTEOFITÁRIAS POSTERIORES NOS NÍVEIS C3-C4,C4-C5,C5-C6 E NO SEGMENTO T5 A T10.
    O QUE PODERÁ SER ISSO?

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Eu tenho leve inversao da lordose cervical fisiologica.
    Espondilose cervical incipiente.
    Desidatracao dos disco intervertebrais de c4 a c7.
    Hernia de disco c6-c7 em topografia posterior e central,que determina impressao na face ventral do saco dural tocando a medula.

    ResponderExcluir
  111. minha esposa esta com modic entre c5ec7

    ResponderExcluir
  112. Boa Noite Dr. Hugo

    na minha ressonância da lombar o resultado e este eu gostaria que o senhor me fala-se e e grave

    -Espondilodiscoartrose lombar
    -Abaulamento posterior difuso e reduzindo, discretamente, as dimensões dos forames neurais correspondentes de L4-L5.
    -Diminuta protrusão focal foraminal esquerda de L5-S1, reduzindo as dimensões do neuroforame em correspondência, sem determinar conflito com a raiz emergente de L5 em correspondência.

    ResponderExcluir
  113. Boa Noite Dr. Hugo

    na minha ressonância da coluna cervical o resultado e este eu gostaria que o senhor me fala-se e e grave

    -Redução da curvatura lordótica cervical fisiológica.
    -Espondilodiscoartrose cervical incipiente
    -Discreta hipertrofia do processo uncinado esquerdo de C6. Convém correlacionar com dados das radiograficas obliquas da coluna cervical.
    -Discopatia degenerativa cervical universal.
    -Retificação da borda posterior do disco intervertebral de C4-C5.
    -Abaulamento posterior difuso dos discos intervertebrais de C5-C6 e de C6-C7, comprimindo a fase ventral do saco dural, de maneira um pouco mais proeminente no primeiro.
    -Ausência de protusões e de hérnias discais.

    ResponderExcluir