terça-feira, 5 de junho de 2012

LOMBALGIA, JIU JITSU E ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR



A lombalgia afeta pelo menos 80% da população adulta do mundo, sendo bastante prevalente entre adultos jovens em fase ativa de vida. A lombalgia é uma das causas mais frequentes de atendimento médico e a segunda causa de afastamento do trabalho. A causa mais comum das dores tem origem nas desordens mecânico - posturais, onde ocorre um desequilibrio entre a carga funcional ou esforço para realizar uma atividade e a capacidade para sua execução (capacidade funcional). 
A dor lombar é uma queixa normal entre os praticantes de Jiu jitsu, que se caracteriza por ser um esporte de extremo contato e com altas exigências físicas. Na maioria das vezes, estas dores são crônicas, ou seja, com duração que perdura por mais de 6 meses, alternando períodos de melhora e piora das dores e, o que é pior, são ignoradas e tidas como normais pelo praticantes, deixando de trata-las, o que pode causar limitações ou até a interrupção da pratica do jiu jitsu. 
Devemos entender que a dor é um sinal de alerta do organismo, indicando que algo não está bem e está na hora de realizar um tratamento ou simplesmente diminuir o ritmo dos treinamentos.  
Existem várias formas de treinamento e profilaxia das lesões no jiu jitsu, assim como de outros esportes de contato, sendo a estabilização segmentar uma das técnicas mais eficázes para evitar ou diminuir as lesões durante a pratica esportiva. A estabilização segmentar surgiu a Australia na década de 90 e hoje vem sendo difundida em diversos paízes. 
A estabilidade vertebral depende da integração entre 3 elementos: o sistema passivo que consiste dos corpos vertebrais, articulações facetarias, cápsulas articulares, ligamentos espinhais e discos intervertebrais que participam da estabilização por meio das propriedades viscoelásticas; o sistema ativo o qual é constituído dos músculos espinhais e seus tendões e o controle neural que recebe informações dos sistemas passivo e ativo, por meio dos receptores, e tem o papel de captar as alterações de equilíbrio e determinar os ajustes específicos, por meio da musculatura da coluna, restaurando a estabilidade.
 Quando um desses sistemas falha, os outros dois se reorganizam para dar continuidade a homeostase. Porém, muitas vezes essa reorganização é inadequada sobrecarregando os subsistemas, promovendo uma cronicidade da disfunção-instabilidade vertebral.





 

   A estabilidade vertebral depende da integração entre 3 elementos: o sistema passivo que consiste dos corpos vertebrais, articulações facetarias, cápsulas articulares, ligamentos espinhais e discos intervertebrais que participam da estabilização por meio das propriedades viscoelásticas; o sistema ativo o qual é constituído dos músculos espinhais e seus tendões e o controle neural que recebe informações dos sistemas passivo e ativo, por meio dos receptores e tem o papel de captar as alterações de equilíbrio e determinar os ajustes específicos, por meio da musculatura da coluna, restaurando a estabilidade.




Existem dois sistemas musculares atuando na estabilidade dinâmica da coluna lombar, são eles:
- Global: São os músculos responsáveis pelo torque (força, movimento) e que atuam na coluna sem serem necessariamnte ligados a ela. São eles: reto abdominal, obliquo externo e iliocostal.
- Locais: São diretamente ligados a vértebra e responsáveis pela estabilidade segmentar. São eles: Multífido lombar, transverso do abdome, obliquo interno (fibras posteriores) e quadrado lombar.

 
Em indivíduos que não possuem lombalgia, conforme Hodges e Richardson, o transverso do abdome é ativado antes do início dos movimentos dos membros. Por ser esse músculo uma estrutura essencial para estabilizar a coluna lombar, a teoria atual preconiza que ao realizar exercícios para a parede abdominal seja enfatizado o recrutamento específico do transverso do abdome, em vez de fortalecimento e endurance gerais, com excessivas repetições de flexão da lombar. Portanto, a identificação do desequilíbrio da musculatura da parede abdominal pode permitir sua correção, podendo evitar ou minimizar estas modificações posturais.








Exercícios específicos para os estabilizadores lombares:
É importante salientar os exercícios tradicionais utilizados para a coluna lombar com a ponte realizada em prono com elevação do tronco juntamente com as pernas, a retroversão da pelve e exercícios em série realizados em aparelhos que podem produzir herniações.
Os exercícios de estabilização segmentar são de resistência, realizados mantendo-se a coluna em posição neutra e ativando a co-contração (contração de vários músculos simultâneamente) dos estabilizadores.
Por meio de um estudo eletromiográfico, Hodges e Richardson , constataram que o músculo transverso abdominal é o primeiro músculo a ser ativado durante movimentos dos membros, concluindo que este músculo é fundamental para a estabilização segmentar. Portanto, ao antecipar-se ao movimento produzido pela ação do agonista, o transverso abdominal atuaria promovendo uma rigidez necessária à coluna lombar, evitando qualquer instabilidade geradora de dor lombar.
Em indivíduos sãos, o transverso do abdome, para proteger a coluna, contrai-se antes dos movimentos das extremidades. Nos lombálgicos esta contração falha antes dos movimentos, demonstrando uma alteração na coordenação desse músculo. O atraso no início da contração do transverso abdominal indica um déficit do controle motor e resulta em uma estabilização muscular ineficiente da coluna.
Existem evidências que comprovam que a musculatura profunda do abdome, especialmente o transverso abdominal e multífido, é afetada na presença de dor lombar e instabilidade segmentar.

 Com a disfunção local ocorre uma substituição compensatória de músculos globais, que pode ser explicada pela tentativa do sistema neural em manter a estabilidade por meio da solicitação dos músculos globais.








Exercício para o transverso abdominal:
Há posições em que se consegue isolar os músculos específicos em isometria, ao mesmo tempo que se relaxam os globais, mantendo a coluna em posição neutra. O exercícios para o transverso abdominal é realizado em 4 apoios, com apoio de pés e joelhos para iniciantes e apenas os pés para intermediários e avançados.










Exercpicios para o quadrado lombar:
Com a ponte lateral conseguimos a ativação do estabilizador lateral, quadrado lombar. Na ponte inicial, o apoio inferior é realizado com o joelho, evoluindo para os pés.
Ativação do multifido lombar:
Deita-se em prono, com os joelhos estendidos e os braços ao longo do corpo. O professor ou terapeuta toca com seus polegares o músculo multifido lombar adjacentes ao processo espinhoso. Solicita então que o paciente realize uma contração leve como se quisesse empurrar os dedos, e a mantém por 10 segundos. Repete-se 10 vezes. deve-se sentir com os polegares   a contração no local palpado e verificar a capacidade de execução de uma contração simétrica e bilateral por parte do paciente, assim como a intensidade e a capacidade da manutenção de forma homogênea, sem compensações.




Referências:


Pereira, Natália Toledo; Ferreira, Luiz Alfredo Braun; Pereira, Wagner Menna. Efetividade de exercícios de estabilização segmentar sobre a dor lombar crônica mecânico-postural. Fisioter Mov. 2010 out/dez;23(4):605-14.
França, Fábio Jorge Renovato; Burke, Thomaz Nogueira; Claret, Daniel Cristiano; Marques, Amélia Pasqual. Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.2, p.200-6, abr./jun. 2008.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário