domingo, 3 de junho de 2012

O problema das mochilas escolares.

Postura é a atitude adotada pelo conjunto de articulações do corpo em determinado momento permitindo a estabilidade corporal. O alinhamento correto destas articulações permite a máxima eficiência fisiológica e biomecânica, minimizando estresses e sobrecargas infligidas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade.
Principalmente nossa coluna vertebral, necessita de neutralidade, ou seja, equilibrio musculoesquelético. Quando pequenas sobrecargas ocorrem repetidamente em um pequeno espaço de tempo, acabam gerando sobrecargas que resultaram em lesões e deformidades progressivas. Imaginem uma criança transportando 5 dias por semana uma mochila com excesso de peso, de forma incorreta e mal ajustada ao corpo.
Pesquisas recentes demonstram que a maioria das alterações posturais tem seu início na infância, nesta fase inciam-se os desequilíbrios musculares que podem resultar em alterações posturais que podem causar distúrbios do crescimento principalmente durante o pico de crescimento que ocorre entre os 10 e 15 anos de idade. As ações preventivas são fundamentais na infância.
A OMS (Organização Mundial da saúde) recomenda que o peso da mochila não ultrapasse a 10% do peso corporal da criança. O excesso de peso da mochila faz com que o corpo se incline para frente anteriorizando os ombros e alterando a postura.
O que acontece na prática, principalmente na educação infantil, é que alguns pais compram mochilas incompatíveis com as dimensões físicas da criança, mochilas grandes demais induzem os pais a fazerem com que as crianças carreguem objetos dispensáveis em sala de aula.
A mochila adequada deve possuir duas tiras largas e acolchoadas, ou ainda uma terceira na região abdominal. A mochila não deve ultrapassar a cintura da criança bem como a largura não pode ser maior do que o dorso do aluno
Atualmete desenvolvo o projeto "Boa postura - Escola saudável" nas escolas municipais de Guarujá. Este projeto tem como principal objetivo prevenir alterações posturais nos alunos de educação infantil e ensino fundamental e contribuir para a melhora da qualidade do ensino de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário