quarta-feira, 6 de junho de 2012

O RPG NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM ATLETAS.

Por Hugo D. Campos


O RPG vem sendo usado, nos últimos anos, na prevenção de lesões em atletas de alto rendimento, agindo na prevenção de lesões adquiridas durante treinamentos e competições, através da correeção de desequilibrios musculares, alterações na propriocepção, encurtamentos de cadeias musculares, etc. corrigindo os casos de biomecânica irregular.
As principais alterações posturais encontradas em atletas são: anteriorização de cabeça, protusão de ombros, hiperlordose lombar, rotação interna ou externa de membros inferiores, encurtamento de musculatura posterior de membros inferiores e tornozelo valgo ou varo.
Após avaliação onde serão detectadas as possíveis alterações é traçado um plano de tratamento especifico visando as necessidades do atleta.
Com o tratamento de RPG, o atleta aprende a utilizar toda sua capacidade respiratória e manter postura adequada, já que está livre da maior parte dos encurtamentos e desequilibrios musculares. Tudo isso faz com que o corpo trabalhe em harmonia previnindo desgastes articulares e lesões, otimizando a performance durante os treinos e competições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário