sábado, 2 de junho de 2012

Alterações posturais

Os hábitos posturais inadequados executados durante toda a vida, associados ao uso assimétrico do corpo humano durante as atividades funcionais podem ocasionar desequilíbrio do sistema neuromuscular e, consequentemente, alterações posturais. Atualmente, as alterações posturais são consideradas problemas de saúde pública, pois apresentam alta incidência, o que é um fator preocupante, porque pode levar a incapacidades futuras. A boa postura é definida como uma situação em que cada segmento corporal tem seu centro de gravidade orientado verticalmente sobre os segmentos adjacentes, de modo que suas posições sejam interdependentes, gerando menor gasto de energia. Na situação de alinhamento corporal adequado, as estruturas musculoesqueléticas estão equilibradas, portanto menos propensas a lesões ou deformidades. O desgaste sofrido pelo corpo humano, graças às próprias atividades da vida diária e profissional, pode ser agravado pela adoção de posturas inadequadas, as quais ocasionam uma sobrecarga nas
estruturas de suporte. Os mecanismos pelos quais as alterações posturais podem levar à dor podem ser a pressão sobre uma raiz nervosa, a tensão nas estruturas que contém terminações nervosas, espasmos musculares, encurtamentos adaptativos, instabilidade articular entre outras.
Os problemas de coluna são considerados problema de saúde pública pela OMS, sendo que mais 80% da população sofre ou já sofreu de dor nas costas em algum momento de sua vida. As alterações posturais podem ter início na infância, quando a criança inicia sua vida escolar. Permanecer por longos períodos de tempo na posição sentada e, muitas vezes de forma inadequada, transportar mochilas pesadas demais (o peso da mochila não pode passar de 10% do peso corporal da criança), entre outros fatores, contribuem para a sobrecarga da coluna vertebral e alterações posturais precoces que irão acompanhar o individuo pelo resto de sua vida se não ouver uma intervenção precoce.
Atualmente desenvolvo o projeto Boa postura - Escola saudável nas escolas municipais de Guarujá, onde o intuíto é realizar a adequação ergonômica do ambiente escolar, tendo como principal foco a criança.

Abraço a todos.

Hugo D. campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário