quinta-feira, 28 de junho de 2012

ÁGUA DURANTE O EXERCÍCIO - QUAL A QUANTIDADE CERTA?

O nosso corpo é composto de pelo menos 75% de água. a desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício e aumentar os riscos associados ao esforço e ao calor. 
Segundo a National Athletic Trainer’s Association, muitas pessoas não ingerem voluntariamente água suficiente para prevenir a desidratação durante uma atividade física, por outro lado, o excesso de ingestão de líquidos deve ser evitado, uma vez que também pode comprometer o desempenho e a saúde. Têm sido propostas em consensos internacionais, recomendações sobre a hidratação com o intuito de minimizar os efeitos negativos das perdas hídricas sobre as respostas fisiológicas ao exercício.


Após vários anos de recomendação aos atletas e praticantes de atividades físicas que ingerissem quantidades fixas ou o máximo de líquidos (água pura e bebidas esportivas) a cada 15 ou 20 minutos de exercício para evitar a desidratação, tem sido verificado que esta estratégia de reidratação pode ser excessiva ou mesmo prejudicial à saúde das pessoas. Dados recentes têm demonstrado evidências sobre o crescente número de pessoas que são acometidas pela hiponatremia (baixa concentração de sódio plasmático) durante exercícios físicos prolongados, devido a hiperidratação. 


Em um estudo em 2002, durante uma prova de maratona, foi verificado que 13% dos atletas apresentavam hiponatremia e três atletas tiveram concentrações tão baixas de sódio plasmático que corriam risco de morte. Além disso, no mesmo estudo, foi observado que muitos atletas beberam quantidades excedentes de líquidos a ponto de aumentarem o seu peso corporal ao final do percurso da maratona.
Considerando as discussões atuais sobre os possíveis riscos relacionados ao excesso de hidratação durante o exercício, alguns autores têm defendido a efetividade da ingestão de líquidos de acordo com a sede, isto é, ingestão de líquidos voluntária, como estratégia segura de reposição de fluidos.
As discussões sobre o volume de líquido a ser ingerido durante o exercício para se manter um estado de hidratação adequado ainda continuam. Além da quantidade, a composição da bebida também é tema de muita discussão. É importante ressaltar que as recomendações foram criadas a partir de estudos com indivíduos jovens, saudáveis e, muitas vezes, bem condicionados, o que pode dificultar a sua aplicação de forma mais ampla.
EU, particularmente, acredito que a ingestão adequada deva ser de acordo com a sede, pois o sistema nervoso central é capaz de indicar corretamente o volume de fluido a ser ingerido, a partir de informações por ele integradas sobre todas as demandas do organismo. Além disso, é importante considerar o desenvolvimento do mecanismo da sede como parte do processo evolutivo do ser humano, o qual desenvolveu ao longo do tempo mecanismos diferenciados e perfeitamente integrados para regular o volume e a osmolalidade plasmática, assim como a sua temperatura corporal. Portanto, tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais.

Atenção: O conteúdo deste artigo tem como único objetivo a informação.
Antes de inciar qualquer atividade física procure um médico.
Somente o profissional de educação física tem competência para prescrever exercícios físicos.

Referência bibliográfica:
C.A. Machado, AC Vimieiro, Hidratação durante o exercício. Revista Brasileira de Medicina, 2006,  SciELO Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário