terça-feira, 26 de junho de 2012

Pré exaustão: Potencializando seu treino



É um método de treinamento que foi utilizado por grandes nomes do fisiculturismo como: Mike Mentzer e Dorian Yates  e seu objetivo é potencializar o treino do músculo principal. 

Na execução dos exercícios básicos, normalmente um músculo menor é levado a exaustão antes que músculo alvo chegue a ser estimulado adequadamente. Um exemplo disto, é o que ocorre com o tríceps durante o treino para peitoral quando escolhemos começar pelo exercício de supino. Ocorre que, para realizar o movimento de extensão do braço, um músculo menor, o triceps, que é o motor primário na extensão do cotovelo, acaba entrando em fadiga antes que o peitoral seja exigido em seu nível máximo, comprometendo sua hipertrofia. Para evitar que isto não ocorra, podemos lançar mão de um método conhecido como pré exaustão, que consiste em realizar um exercício específico para o músculo alvo antes de um exercício básico.

Exemplo: Crucifixo antes do supino, pull over antes do puxador para grande dorsal, abdução de braços antes do desenvolvimento para ombros e extensão de pernas (com caneleiras ou na máquina) antes do agachamento. 


Fig. 1: Exemplo de pré exaustão para peitoral porção superior:



Fig. 2: Exemplo de pré exaustão para glúteo:


A pré exaustão, é apenas uma entre as muitas variações de treino que o (a) praticante de musculação deve lançar mão para que ocorra a quebra da homeostase e assim, continuar a obter ganhos a nível muscular. 



Bom treino!






Atenção:

- Este artigo tem apenas finalidade informativa.
- Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico.
- O profissional de educação física é o único que está apto a prescrever exercício físico. 


Hugo Duarte Campos - Personal trainer e fisioterapêuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário