sábado, 16 de junho de 2012

Número de doações de sangue cai mais de 20% em todo o país


Doar sangue é um ato de amor e solidariedade a vida. A doação de sangue deve tornar-se um hábito, pois não custa nada e, não podemos esquecer que amanhã, um parente ou até nós mesmos podemos precisar.



O Ministério da Saúde alerta: os estoques de hemocentros de todo o País começaram a diminuir. Cerca de 300 mil brasileiros (1,8% da população) doam sangue, mas em períodos de frio, chuvas e com a aproximação das férias há redução de 20% a 25% no número de doações. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a queda no número de doações chega a 40%.

O Ministério lembra que qualquer pessoa com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos pode doar sangue. Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem doar desde que haja consentimento formal do responsável legal.

Recomendações
Os doadores não podem estar em jejum e devem fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por 12 horas, alimentos gorduras por três horas e cigarros por, pelo menos, duas horas antes da doação. Lembre-se: no momento da doação é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.


Fonte:

http://drauziovarella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário