sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aminoácidos de cadeia ramificada - BCAA



Em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e, portanto, devem ser ingeridos por meio da dieta. Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada, ou seja, leucina, valina e isoleucina. Esses aminoácidos participam da regulação do balanço protéico corporal além de serem fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. No tocante à regulação da síntese protéica muscular, verifica-se que a leucina age estimulando a fase de iniciação da tradução do RNA-mensageiro em proteína, por mecanismos tanto dependentes quanto independentes de insulina. No que concerne ao exercício físico, supõe-se que esses aminoácidos estejam envolvidos na fadiga central, no balanço protéico muscular, na secreção de insulina, na modulação da imunocompetência, no aumento da performance de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes e na diminuição do grau de lesão muscular.


 


 

REFERÊNCIA:


 

Rogero, M.M.; Tirapegui, J.; Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercícios físico, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas - Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; vol. 44, n. 4, out./dez., 2008 

2 comentários:

  1. Faço uso de BCAA antes e após os meus treinos, de segunda a sexta.
    Gostaria de saber se a suplementação pode me deixar inapto a doação de sangue.
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro.

    Não acredito que haja alguma restrição quanto a doação de sangue para que faz uso de aminoácidos de cadeia ramificada. De qualquer forma, se informe no momento da doação.

    Abraço,

    Hugo Campos.

    ResponderExcluir