segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vivendo sem dor - Dicas de postura

Ergonômia é a ciência que estuda a relação entre o individuo e seu ambiente de trabalho. Neste contexto, existem três fatores que, juntos contribuem para instalação ou manutenção de problemas relacionados a coluna vertebral, são eles: mobiliário inadequado, posturas inadequadas na realização das tarefas laborais e manutenção de posturas únicas.
Hoje, vou falar sobre um erro comum, tanto em ambiente de trabalho como nas atividades domésticas, que é a flexão de tronco.
Durante as flexões e extensões de tronco (ato de dobrar a coluna para apanhar um objeto do chão, por exemplo), fazemos com que a parte interna do disco empurre suas camadas externas para as regiões póstero-laterais, desenvolvendo fissuras, fazendo com que o núcleo do disco migre para estas regiões fragilizadas. As camadas externas das fibras do disco podem conter o material nuclear enquanto ainda são uma camada contínua. Após uma lesão, há a tendência de o núcleo edemaciar-se (inchar) e distorcer o anel, gerando os abaulamentos ou protusões. A distorção é mais grave na região onde as fibras anulares são alongadas. Se as camadas externas se romperem, poderá ocorrer extrusão do núcleo do disco ou material nuclear através das fissuras, ocorrendo o que conhecemos como hérnia discal.


Portanto, se o seu trabalho exige movimentos de flexão e extensão de tronco, você precisa desenvolver a capacidade de agachar-se como facilidade e eficiência, para isso, precisa ter joelhos saudáveis. Lembre-se: Joelhos saudáveis, coluna saudável.
Se você sente dores no joelho ao agachar-se, subir escadas, etc., procure um médico ou seu fisioterapêuta para reabilitá-lo. O agachamento é o exercício mais funcional para os joelhos, pois simula movimentos que realizamos em nosso dia a dia.


Atenção, este artigo tem como única finalidade, a informação. Toda atividade física deve ser orientada por um profissional competente.


Hugo D. Campos - Professor de educação física e fisioterapêuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário