sábado, 28 de julho de 2012

Ergonomia em sala de aula

Ergonômia é a ciência que estuda a interação entre o individuo e seu ambiente de trabalho. A nível escolar, podemos considerar que a ergonomia é a perfeita interação do aluno com seu ambiente, mais particularmente a sala de aula. É neste ambiente que o aluno vai permanecer grande parte de sua infância e adolescência, é onde ele vai desenvolver as potencialidades que lhe ajudarão a se tornar um individuo capaz transformar o mundo onde vive.
Para iniciarmos, um grande problema enfrentado pelas crianças em idade escolar está relacionado ao mobiliário escolar. Várias pesquisas demonstram que as alterações posturais do adulto, podem ter início nos primeiros anos da vida escolar. O mobiliário escolar inadequado ou a sua má utilização pode acarretar danos a postura da criança que se perpetuará durante a vida adulta, comprometendo significativamente sua qualidade de vida. Além dos problemas relacionados a saúde, um ambiente escolar desequilibrado prejudica o processo de aprendizagem, já que aumenta os níveis de stress e compromete a concentração do aluno. 
O primeiro grande problema quando entramos em uma sala de aula é a falta de adequação do mobiliário as dimensões antropométricas dos alunos. É normal encontrarmos crianças de educação infantil, por exemplo, utilizando cadeiras e mesas destinadas a alunos do ensino fundamental.

A NBR 14006 da ABNT, orienta que existam três padrões de tamanhos de mesas e cadeiras para cada fase escolar, esta orientação se faz necessário devido ao fato de que dentro de uma sala de aula com alunos da mesma idade, temos níveis de desenvolvimento diferentes entres eles. 
A mesas e cadeiras são consideradas ferramentas de apoio ao processo de ensino, portanto devem oferecer segurança e conforto ao aluno. As mesas e cadeiras devem ser constituídas de material rígido, porém não pesado, deve ser mal condutor de calor, não deve conter peças ou pedaços que se soltem com facilidade, oferecendo riscos a integridade física do aluno, seu tampo deve ser de material fosco, suas bordas devem ser arredondadas, deve permitir fácil limpeza, seu formato deve ser retangular para facilitar as mudanças no arranjo da sala de aula e o local destinado ao material escolar deve ter recuo para facilitar a movimentação do aluno.
A altura da superfície de trabalho das mesas deve ser tal que os cotovelos apoiem-se sobre a mesa ou estejam numa altura ligeiramente inferior, em relação à sua superfície.
A cadeira deve oferecer espaço para acomodação das nádegas, o encosto deve compreender a região lombar e parte da torácica, deve haver espaço entre a parte posterior da perna e borda frontal do assento que deve ser arredondado, os pés devem estar integralmente apoiados no chão. O encosto do assento deve ser de no mínimo 100º e no máximo 105º.

A ergonômia de uma sala de aula inclui outros aspectos como iluminação adequada, salas bem arejadas e pintadas com cores claras claras, nunca sobressaindo aos argumentos pedagógicos. Os níveis de barulho no ambiente escolar também podem comprometer o aprendizado, portanto deve-se ter cuidado com o que acontece fora da sala de aula. 
Finalizando, a melhora do ensino no Brasil depende de vários fatores e a ergonômia, com certeza, pode acrescentar muito neste sentido, contribuindo para um ambiente escolar harmonioso e agradável. 


Professor e fisioterapeuta Hugo Duarte Campos

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