terça-feira, 16 de junho de 2015

Entendendo a Hérnia de disco - como ocorre?

Os discos intervertebrais funcionam como amortecedores deformando-se na compressão e, depois voltando ao seu estado normal. As más posturas tanto estáticas (sentado no sofá incorretamente por ex.) como dinâmicas (dobrar as costas para erguer um peso do chão), assim como espasmos musculares crônicos impedem que os discos se reidratem adequadamente e mantenham uma vascularização adequada principalmente em relação a circulação de retorno, favorecendo a chamada estase sanguínea. Todo esse processo de desequilíbrio contribui para um processo degenerativo do disco.


Com o tempo, podem ocorrer pequenas fissuras do anel fibroso (parte externa do disco) e fragmentação do núcleo. Estes fragmentos passam a pressionar o anel fibroso. Com o anel fibroso fragilizado e apresentando fissuras, estes fragmentos no núcleo podem sair através destas fissuras quando o individuo realiza um movimento de extensão após uma flexão da coluna (curvar-se para frente e retornar).
Como consequência do acontecimento anterior, ocorre uma pressão sobre o ligamento longitudinal posterior (ricamente inervado), gerando espasmos musculares reflexo que bloqueará a saída do núcleo do disco.



Na região da quinta vértebra lombar e primeira sacra, pode ocorrer a compressão do nervo ciático, conhecida como neuralgia ciática.


A hérnia de disco é mais comum por volta dos 40 anos de idade e normalmente é o resultado de microtraumas causados pelas más posturas. O agravamento do problema normalmente se dá durante um movimento brusco, queda ou trauma

Dr Hugo D. Campos
Osteopatia - RPG

3 comentários:

  1. boa tarde.
    tenho muita dores nas costas fiz um exame ressonância magnética.
    mas não souberam mim explicar o que eu tenho.
    DESCRIÇÃO:
    Não se demonstra alteração significativas do eixo lombo-sacro.
    Corpos vertebrais com estrutura óssea integra. Imagem de aspecto cístico no interior do corpo vertebral de S1 medindo 1 cm.
    Redução na altura do disco L3-L4 com discreta desidratação associada.Demais disco lombares em alterações.
    Ausência de protrusão discal significativa quer seja focal ou difusa.
    Espaço liquórico amplo e bem definido.
    Dimensões normais do canal medular lombo-sacro.
    Cone medular tópico, sem modificações na intensidade de sinal.
    Arcos posteriores de configuração anatômica.
    Articulações interfacetárias sem alterações.
    Musculatura paravertebral de configuração anatômica.
    o que eu tenho é Hérnia de disco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deire!

      Desculpe a demora para responder sua pergunta.
      Pelo que mostra a ressonancia, não há hernias. O seu corpo está sofrendo e a dor é a forma dele demonstra isto. Vc pratica atividade física moderada e frequente? Como está seu lado emocional? Dorme bem? Todas estas questões podem estar associadas a dor. Não é somente alterações estruturais da coluna que causam dor. Procure um osteopata formado pelo IDOT (se quiser, vá no site do IDOT Osteopatia), que ele poderá lhe ajudar.

      Grande abraço!!

      Hugo Campos

      Excluir
  2. Edson Conceição -ji-Paraná Rondônia

    Boa noite.
    Em 2012 no mes 7 Eu estava apertando o parafuso da quinta roda de um caminhão, a chave de aperto quebrou, havendo um forte giro inesperado da coluna e repentina, sentindo um forte estalo na coluna que me deixou paralisado por alguns minutos ,depois disso comecei a sentir dor ,fiz um raio X ,o médico disse que só tinha (tortura)ou desvio ,mandou eu fazer natação, mais não melhorou ele me receitou anaigesico mais continuou as dorés.Em 10/12/2013 fiz ressonância magnética da coluna cervical e costatou-se hérnia discal extrusa,c4,c5 posterior mediana e paramediana esquerda, tocando a face ventral da medula espinhal e raiz desendente c5 esquerda. Protrussão discal c5.c6.ec6,c7,tocando na fase ventral do saco dura.
    Pode ter sido a causa do acidente mecionado acima?

    ResponderExcluir