domingo, 5 de julho de 2015

A Reeducação Postural Global (RPG) no controle da dor lombar durante a gravidez.

Segundo o Ministério da saúde, a gravidez não é um estado patológico e sim uma fase de mudanças e adaptações necessárias para que o feto se desenvolva adequadamente.
A dor lombar acomete pelo menos 50% das mulheres gestantes, aumentando o nível de estresse, interferindo negativamente na qualidade do sono, no desempenho profissional e na vida social da gestante. Desta forma, é necessário um tratamento adequado para a lombalgia durante a gestação.
Estudos comprovam que somente orientação médica não é suficiente para resolver o problema da dor lombar entre as gestantes, por outro lado, os exercícios de reeducação postural mostraram ser eficazes para a diminuição dos incômodos lombares.
Durante a gravidez, a mulher sofre várias alterações físicas que permitirão o adequado desenvolvimento do feto. Devido a distensão abdominal e desenvolvimento das mamas, o centro de gravidade se desloca para frente, aumentando a lordose lombar e sua base de sustentação com afastamento dos pés.  Por adaptação, a gestante compensa para trás, aumentando a descarga de peso sobre os calcanhares.
O aumento da lordose lombar devido ao aumento do peso e da sobrecarga aliada aos efeitos de uma possível ação do hormônio relaxina sobre os ligamentos e músculos da coluna vertebral da gestante, contribuem por gerar instabilidade da coluna e instalação de um quadro doloroso..



No RPG (Reeducação  postural global), serão trabalhados os músculos que agem na manutenção da postura, conhecidos também como antigravitacionais, estes músculos são organizados em cadeias musculares. Esta técnica terapêutica se utiliza de posturas especificas para fortalecimento, reorganização e alongamento dos músculos das cadeias musculares, sendo de grande importância no controle da dor coluna lombar tão prevalente entre as gestantes, contribuindo para diminuir as tensões musculares, principalmente de cadeia muscular posterior da região lombar, proporcionando reequilíbrio muscular e realinhamento postural, já que nesta fase o aumento do peso corporal resulta em mudança no centro de gravidade, interferindo diretamente no equilíbrio, locomoção e consequentemente na postura.


O RPG pode reduzir as limitações funcionais, ou seja, melhora a capacidade da gestante em realizar suas tarefas diárias de um modo geral, contribuindo para a melhora da qualidade de vida da mulher e uma gravidez mais tranquila. O número de sessões pode variar dependendo de cada caso, mas normalmente são necessárias de uma a duas sessões semanais durante pelo menos 2 a 3 meses.


É importante enfatizar que a assistência a gestante deve ser multidisciplinar, como preconiza o Ministério da Saúde, oferecendo a mulher, um atendimento que vai além do diagnóstico e tratamento médico convencional relacionado ao bom andamento da gestação. A assistência pré natal deve visar a saúde e qualidade de vida geral da mulher.
A assistência multidisciplinar prevê o trabalho em equipe de profissionais como: psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros. Dentro desta nova perspectiva de trabalho interdisciplinar, observa-se que o profissional fisioterapeuta tem fundamental importância e o RPG é uma ferramenta fundamental para um bom andamento da gestação.


Hugo Duarte Campos

Crefito: 168820-F

(13) 98808-6316

2 comentários:

  1. Olá Hugo ! Parabéns pelo blog, muito bom ! Qual seria o período ideal durante a gestação para iniciar o RPG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há contra indicações. Porém, ao descobrir que está grávida, a mulher deverá ir ao seu médico para realizar todos os exames necessários e acompanhamento da gestação. Estando tudo bem com a futura mamãe e o bebê, poderá iniciar o trabalho de reeducação postural.

      Abraços e obrigado por prestigiar o blog.

      Hugo Campos.

      Excluir