terça-feira, 9 de junho de 2015

A osteopatia no tratamento da dor nas costas

Uma pesquisa realizada nos EUA, constatou que cerca de 50 milhões de americanos sofrem de dor crônica na coluna vertebral. A dor na coluna ou nas costas pode ter vários motivos: má postura, falta de atividade física, trauma, etc. A dor pode ter várias características, podendo ser ocasional, durante um movimento ou não, em pontada, pode ser uma dor continua em queimação e até mesmo incapacidade, o famoso travamento.
Através de uma avaliação especifica, o fisioterapeuta osteopata irá identificar os locais acometidos por disfunções ou função prejudicada na coluna vertebral para, a partir daí, aplicar as técnicas manipulativas adequadas, proporcionando  que o organismo restabeleça seu equilíbrio natural e inicie um processo de autorregulação e autocura. 

Um estudo publicada no The New England Journal of Medicine, demonstrou que pessoas que receberam tratamento osteopático para dor de coluna, tiveram diminuição considerável da dor e utilizaram menos medicamento do que àqueles que não receberam tratamento com osteopatia. 
A osteopatia utiliza vários recursos de terapia manual e nem sempre a manipulação é necessária. Bons hábitos de vida como atividade física regular e moderada, assim como alimentação saudável e equilibrada e períodos de sono adequados são fundamentais para que o corpo reaja bem ao tratamento. Lembre-se: Cuidar do seu corpo antes que apareça algum problema é sempre o melhor remédio.
Referência: American Osteopathic Association.






4 comentários:

  1. Olá Hugo, boa noite! Através de um comentário seu no meu blog (Santos FC - Histórias de Glórias), tomei conhecimento de seu blog, que por sinal está ótimo! Aproveitando a oportunidade, gostaria de te relatar um probleminha que vem me incomodando a mais ou menos um ano. Voltando um pouco mais no tempo, a uns 3 anos, tive uma dor na torácica, mais ou menos 15 cm abaixo do pescoço. Com tratamento de osteopata, fiquei bom, mas como disse acima, a um ano atras, no mesmo local onde tive a dor, começou uma coceira terrível, acompanhado de sensação de formigamento, ou parece que tem um saco de gelo encostado no local. Fiz duas ressonâncias que não acusaram nada, fui em dermatologista, neurologistas (2), osteopata e até fiz acupuntura e nada resolveu. Para aliviar um pouco o incômodo, à noite coloco bolsa de água quente no local. Tenho 60 anos, moro em Cascavel PR, e vou a Santos todos os anos. Desculpe a "consulta" por escrito, mas é que aqui não tenho mais a quem recorrer... Um forte abraço e obrigado por acessar o blog,
    Atenciosamente, Célio




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célio! Obrigado por prestigiar meu blog! É uma satisfação poder responder a sua pregunta.
      Provavelmente, há um comprometimento a nível sensitivo. É necessário uma boa avaliação para lhe dar um diagnóstico mais preciso. Aqui em Santos tem um grupo de ótimos fisioterapeutas osteopatas que, com certeza, poderão lhe ajudar. Me avise quando estiver por aqui.

      Abraço.

      Hugo Campos.

      Excluir
  2. boa tarde.
    tenho muita dores nas costas fiz um exame ressonância magnética.
    mas não souberam mim explicar o que eu tenho.
    DESCRIÇÃO:
    Não se demonstra alteração significativas do eixo lombo-sacro.
    Corpos vertebrais com estrutura óssea integra. Imagem de aspecto cístico no interior do corpo vertebral de S1 medindo 1 cm.
    Redução na altura do disco L3-L4 com discreta desidratação associada.Demais disco lombares em alterações.
    Ausência de protrusão discal significativa quer seja focal ou difusa.
    Espaço liquórico amplo e bem definido.
    Dimensões normais do canal medular lombo-sacro.
    Cone medular tópico, sem modificações na intensidade de sinal.
    Arcos posteriores de configuração anatômica.
    Articulações interfacetárias sem alterações.
    Musculatura paravertebral de configuração anatômica.
    o que eu tenho é Hérnia de disco?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Deires!

    Não há hérnias segundo a ressonância. Porém outros fatores como alterações emocionais, distúrbios do sono, falta de atividade física ou excesso da mesma, etc. podem estar associados a dor. Procure um fisioterapeuta osteopata na sua cidade que, com certeza, ele poderá lhe ajudar. Procure no google o site do IDOT, lá tem a relação de osteopatas de cada cidade.

    Abraço!

    Hugo campos.

    ResponderExcluir