sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESPONDILOARTRITES - ESPONDILITE ANQUILOSANTE



As espondiloartrites englobam um grupo de doenças inflamatórias da coluna com envolvimento inflamatório dos ligamentos e tendões nas interfaces entre o osso e a cartilagem articular (entesites). Afeta coluna lombossacra, membros inferiores, região de tendão de Aquiles e calcanhar, além de membros superiores, e eventualmente pele, olhos e trato genitourinário e gastrointestinal.
Faz parte deste grupo de doenças a espondilite anquilosante, artrite reativa, artrite psoriásica, artrite relacionada a doenças inflamatórias intestinais como o Crohn e a retocolite ulcerativa e as espondiloartrites indiferenciadas. Fatores genéticos (interação familiar), ambientais e infecciosos contribuem para que a doença se manifeste. A inflamação da articulação sacroilíaca da bacia ou sacroiliíte é comum nessas patologias. 

A ESPONDILITE ANQUILOSANTE (EA): Destaca-se pelo acometimento primário da coluna vertebral com dor (lombalgia) e das articulações sacroilíacas. Entesites de inserções ligamentares e tendíneas, artrite periférica, geralmente assimétrica, preferencialmente de membros inferiores, como tornozelos, coxofemurais e joelhos são comuns, e mais raramente de membros superiores, principalmente ombros. Afeta mais pacientes do sexo masculino, com idade de início antes dos 40 anos. A dor na coluna ou lombalgia é de difícil localização irradiando-se para a região glútea, tem início insidioso, duração maior que 3 meses, rigidez matinal e melhora com exercício e piora com o repouso. Após alguns meses torna-se persistente, com rigidez e sensação dolorosa difusa na região lombar baixa. A dor pode acordar o paciente durante o sono, muitas vezes obrigando-o a executar algum exercício para diminuí-la e com rigidez concomitante, comum nas fases avançadas da doença. Com a evolução do quadro e se não for diagnosticada e tratada de forma adequada, pode haver redução dos movimentos da coluna vertebral levando à sua fusão ou anquilose, daí o nome da doença: espondilite anquilosante. A doença deverá ser suspeitada em todo indivíduo do sexo masculino, jovem e com dores lombares que piorem pela madrugada.  



ALGUNS CRITÉRIOS QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO:
 
- Dor lombar, com mais de três meses de duraçãoe que não aliviada com o repouso;
- Dor e rigidez na região torácica;
- Limitação da expansibilidade torácica;
- Limitação de movimento (flexão) da coluna lombar;
- Historia ou evidencia de irite ou suas seqüelas.

- Sacroileite bilateral, característica da espondilite anquilosante.

TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO:. 
  • Tecido fibroso é continuamente depositado nas articulações como resultado de uma grande inflamação e a fisioterapia juntamente com exercícios regulares bem orientados moldam este tecido fibroso que é depositado ao longo das linhas de pressão evitando a restrição de movimentos do paciente. 
  • A fisioterapia engloba o uso de TENS, Ultrassom, Ondas Curtas, Fes, Infra Vermelho, Cinesioterapia, Alongamentos, RPG, Osteopatia, exercícios respiratórios, ergonomia, etc.








     

Nenhum comentário:

Postar um comentário