quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O salto alto e a postura

O salto alto deixa a mulher mais elegante, porém seu uso deve ser limitado, pois pode causar alguns problemas posturais, gerando dores nas costas, joelhos, quadris, tornozelo, além de deformidades como o joanete.
Qualquer alteração em algum ponto do nosso corpo repercute em outro. O uso do salto alto causa compensações gerados pelo desvio do ponto de gravidade: A cabeça inclina-se para frente compensando a posteriorização dos ombros, ocorre aumento da lordose lombar, etc.
Como sempre falo para meus amigos, alunos e pacientes, nosso corpo não foi criado para realizar movimentos repetitivos, nem permanecer por muito tempo estático. O excesso e/ou a falta são prejudiciais para as estruturas do nosso corpo, sendo a coluna a região mais sensivel e dificil de ser tratada devido a função e complexidade de suas estruturas.
Nosso corpo precisa de equilibrio e neutralidade. A dica para as mulheres é: Varie o tipo de sapato no dia a dia, evite os sapatos com salto acima de 5 centimetros, assim como as rasteirinhas.
Nosso corpo sempre nos da sinais de que alguma coisa está errada. Esses sinais podem vir através de dores e, no caso dos sapatos com saltos, em forma de calos. Os calos indicam que aquela região do pé está sendo sobrecarregada. Normalmente, a região anterior do pé é a mais sobrecarregada com os saltos, devido a uma sobrecarga.
É comum, as mulheres que usam salto alto constantemente, sentirem dores lombares, isto ocorre devido a um aumento da lordose lombar por compensação da postura alterada pelo salto. Joelhos e quadris também são sobrecarregados. A ocorrência de entorses também é comum pela alteração do centro de gravidade e perda da sensibilidade da pisada. Quando o salto alto está associado ao sedentarismo e obesidade, os problemas aumentam bastante. Diabéticos nem pensem em usar salto alto, principalmente para os casos descompensados.
Nosso corpo sempre nos da sinais de que algo está errado, basta prestarmos atenção em nossos hábitos e atitudes que desvendaremos grande parte dos nossos problemas.
Abaixo. ilustração figura publicada pelo ortopedista Tulio Dinis:



Nenhum comentário:

Postar um comentário