quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DOR LOMBAR CRÔNICA E JIU JITSU

Grande parte dos praticantes de jiu jitsu convivem com dores nas costas, pincipalmente da região lombar. Isto ocorre devido a alta solicitação desta região durante a pratica deste esporte. Os movimentos bruscos de flexão, extensão e rotação de tronco são os grandes responsáveis pela sobrecarga das unidades funcionais da coluna lombar. O individuo que pratica jiu jitsu e possui alterações posturais aumenta a possibilidade de lesões já que, a sobrecarga postural pre existente se somará as altas solicitações próprias do esporte em questão. Estudos demonstram existir estreita relação entre a lombalgia crônica e o aumento da lordose lombar que pode estar relacionada com o encurtamento dos flexores do quadril e excessiva flexibilidade de isquiotibiais, além de várias outras possibilidades. As alterações posturais, podem causar disfunção de sua unidade funcional da coluna lombar, diminuição de suprimento metabólitos para o ânulo fibroso (camada externa do disco intervertebral) posterior, assim como sua compressão, diminuição do volume do canal espinhal, aumento da carga nas superficies das articulações apofisárias.
Atualmente, muitos atletas de diversos esportes incorporam o RPG (Reabilitação Postural Global) ao seu programa de treinamento, devido a sua capacidade de diminuir a incidência de lesões na coluna e outras articulações. 
É importante que o atleta tenha em mente que a dor é um sinal de que algo está errado. A dor lombar constante (com duração de mais de 3 meses) pode estar ligada a um processo degenerativo do disco intervertebral ou alguma outra estrutura da coluna.
Identifique qual movimento ou postura desencadeia um quadro doloroso e fale ao seu professor que aquele movimento lhe causa dores. Um bom professor entenderá o seu problema e lhe poupará de causar maiores danos a sua coluna.
Caso evite posturas e movimentos lesivos e mesmo assim as dores continuam, procure ajuda médica para que sejam solicitados exames radiológicos. Em alguns casos, a radiografia é suficiente para identificar alterações e lesões na coluna, caso o problema não fique totalmente evidente na radiografia, exames como ressonância nuclear magnética poderam ser solicitados. Normalmente, o médico recomendará repouso, uso de antiinflamatórios e fisioterapia. A fisioterapia não pode se limitar a eletro e/ou termoterapia (TENS e infra vermelho por exemplo), apesar destes métodos serem importantes aliados em diversos tipos de tratamentos dentro da fisioterapaia, eles não podem consistir em única forma de tratamento.
O tratamento fisioterapeutico da lombalgia crônica incia-se com uma boa avaliação e pode envolver alongamentos especificos, fortalecimento dos músculos estabilizadores profundos (estabilização segmentar), melhora da capacidade de ativação do sistema proprioceptivo, RPG, além de outros métodos e terapias como acupuntura, shiatsu, etc. que poderão auxiliar no tratamento.



Hugo D. Campos - Educador físico e fisioterapeuta especialista em treinamento desportivo e reabilitação postural global.

19 comentários:

  1. Valeu pelo post! Procurei muito até encontrar algo bom e que valesse a pena ler. Estou pensando em começar a fazer Jiu-Jitsu, mas, quando tinha 18 anos (tenho 36 anos agora) machuquei a coluna (pinçamento de disco) e desde então tenho algumas dores. A última vez que fui ao médico (5 anos) foi encontrado 1 bico de papagaio numa vertebra da lombar. Faço musculação para fortalecer os músculos e também alongamentos, mas, tenho algumas limitações de rotação de quadril; vou consultar um médico e um fisioterapeuta para ter uma avaliação e uma resposta sobre se é possível que eu pratique Jiu-Jitsu. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionado com sua explicação,pois sou iniciante no jiu jitsu e náo consegui continuar devido a muitas dores na região lombar,recentemente fiz uma Ressonância magnética e aguardo resultado, temo por náo poder continuar,atualmente náo sinto dores,mas qdo abro meu armário e vejo meu kimono,sinto muita tristeza.obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Realmente o jiu jitsu pode contribuir bastante para o surgimento ou piora do quadro de hérnia discal. Os movimentos de flexionar e estender o tronco são bastante lesivos para a coluna. Sugiro que procure tratamento com osteopatia e RPG. Atividade física indicada: musculação e pilates.

      Abraço!

      Excluir
  3. Estou impressionado com sua explicação,pois sou iniciante no jiu jitsu e náo consegui continuar devido a muitas dores na região lombar,recentemente fiz uma Ressonância magnética e aguardo resultado, temo por náo poder continuar,atualmente náo sinto dores,mas qdo abro meu armário e vejo meu kimono,sinto muita tristeza.obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, sou iniciante na prática de jiu Jitsu,fui detectado com escoliose.gostaria de saber se posso continuar com o esporte e se não puder qual melhor esporte indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que possa continuar sim Marcio, mas é bom iniciar RPG ou Pilates para um reequlibrio muscular.

      Abraço!!

      Excluir
    2. Boa noite eu fui diagnosticado com bico de papagaio,mas não sinto dores na costa. Gostaria de saber se posso praticar jiu-jitsu.

      Excluir
  6. Boa tarde, sou iniciante na prática de jiu Jitsu,fui detectado com escoliose.gostaria de saber se posso continuar com o esporte e se não puder qual melhor esporte indicado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, sou iniciante na prática de jiu Jitsu,fui detectado com escoliose.gostaria de saber se posso continuar com o esporte e se não puder qual melhor esporte indicado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,gostaria de saber se um operado de coluna,com 2 pinos e 4 parafusos pode treinar jiu-jitsu,se ñ puder qual o melhor esporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho arriscado Julio, acho legal convesar com o seu mpedico e com o fisioterapeuta que atendeu voce em sua reabilitação. Acho mais indicado esportes como a natação. A sobrecarga do jiu jitsu sobre a coluna vertebral é muito grande e pode ser desaconselhável a você.

      Abração!

      Excluir
  9. Olá, sou faixa roxa de bjj, treino ja tem uns 7 anos e estou com lombalgia crônica. Fiz fisioterapia, o médico ortopedista me sugeriu fazer musculação para fortalecer a coluna. Tem um mês e estou sentindo melhoras. Acredito que não posso fazer esprol e levantar peso na aula, ex: atividades de carregar o colega. Você acha que já dá para voltar aos treinos leves?

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito interessante e bem orientado esse blog. Eu tenho 2 hastes e parafusos na coluna inteira sempre quis fazer algum tipo de artes marciais e me interessei muito pelo Jiu Jitsu porém não sei se isso afetaria a estrutura da coluna. Eu não tenho movimentação dela mas levo a vida bem tranquila e sem restrições.

    ResponderExcluir