sábado, 22 de setembro de 2012

Escoliose - O desvio postural mais comum entre escolares

Postura é definida como a posição corporal adotada pelo ser humano. A postura adequada é aquela onde há um perfeito equilíbrio entre as estruturas corporais. As posturas inadequadas produzem sobrecarga e desgastes das estruturas de suporte, gerando dores
A escoliose é uma deformidade que surge na infância e adolescência, afetando mais as meninas que os meninos. Ela se apresenta tanto no plano frontal quanto no lateral onde o corpo vertebral gira para o lado convexo e o processo espinhoso para o lado côncavo.  As
costelas acompanham a rotação vertebral, girando para trás e para cima no lado convexo, e
para frente no lado côncavo. 



O início da vida escolar marca um momento de descobertas e desafios para a criança, porém os longos períodos sentado de forma incorreta e o transporte de mochilas inadequadas e pesadas causam alterações na postura que o individuo carregará por toda a sua vida se não for diagnosticada e tratada a tempo.As causas da escoliose não são muito especificas, porém sabe-se que as más posturas durante o período de desenvolvimento corporal predispõe o individuo ao seu surgimento, manutenção e agravamento. 
Em países desenvolvidos já existem trabalhos no sentido de previnir as alterações posturais entre escolares. Atualmente, a Secretaria de educação da Prefeitura Municipal de Guarujá conta com o Projeto Boa Postura - Escola saudável, que é realizado nas escolas municipais de educação infantil e tem o objetivo de melhorar a relação do aluno com o ambiente escolar do ponto de vista postural. O descuido com a postura, muitas vezes, vem do desconhecimento do que é certo ou errado na hora de sentar, brincar, utilizar a mochila, etc.
Howard et al., alertam que as alterações posturais sem tratamento progridem substancialmente durante a vida adulta, causando aumento da deformidade que consequentemente compromete a qualidade e expectativa de vida do individuo.



Hugo D. Campos





Nenhum comentário:

Postar um comentário