segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pesquisas recentes demonstram ineficácia da tração no tratamento da hérnia de disco lombar.

A tração lombar realizada por mesa de tração eletrônica tem, a princípio, o objetivo de tratar as hérnias discais. Esta técnica ficou famosa nos anos 70 e 80 e ainda hoje é bastante utilizada. Supostamente, a técnica tem o objetivo de aumentar os espaços foraminais ou do canal vertebral reduzindo a herniação, ou seja, fazer com que a hérnia retorne para dentro do núcleo do disco, deixando de pressionar raízes nervosas e medula. Porém, estudos recentes demonstram que seu efeito é apenas momentâneo.

Cochrane Collaboration, importante e conceituada entidade internacional que recebe colaboração de instituições cientificas da área da saúde de mais de 100 países, publicou uma revisão da literatura com 25 estudos e mais de 2000 pacientes, onde constatou-se a ineficiência da técnica de tração lombar realizada por equipamentos para portadores de com dor ciática, dor lombar aguda, sub aguda ou crônica. 
Os resultados dos estudos disponíveis que envolvem grupos misturados de pacientes agudos, sub-agudos e crônicos com a dor lombar com e sem a ciática eram completamente consistentes, indicando que a tração contínua ou intermitente como um único tratamento para a dor lombar não é provavelmente eficaz para este grupo. A tração para pacientes com ciática também não pode ser considerada eficaz tampouco, devido aos resultados incompatíveis e aos problemas metodológicos na maioria dos estudos.
A técnica milagrosa para as lombalgias, principalmente as crônicas ainda não existe. Muita gente vende esta idéia e acaba frustando seu paciente, pois na maioria dos casos,  a melhora é momentânea com as dores retornando após algumas horas ou dias. O tratamento dos problemas lombares é complexo e exige uma abordagem com técnicas variadas e especificas para cada caso. A aquisição de bons hábitos de vida e posturas adequadas  tem fundamental participação no sucesso do tratamento das lombalgias.

Na figura abaixo, a ilustração da técnica de tração lombar com máquina de tração:




2 comentários:

  1. OLA`Dr!

    Pois bem,meu problema è o seguinte..."RESULTADO DE RESSONÂNCIA MAGNÈTICA DA COLUNA LOMBOSSACRA".

    INTERPRETACÃO:

    Minima artrose em articulacões interfacetarias,sem espessamento dos ligamentos amarelos.
    Discos intervertebrais em L1-L2 e principalmente L2-L3 desidratados,apresentando protusões posteriores, tocando a face anterior do saco dural. A protusão em L2-L3 è mais significativa e levemente lateralizada à esquerda , onde hà ruptura das fibras mais internas no ânulo fibroso.
    Disco intervertebral em L4-L5 desidratado apresentando protusãode base larga foraminal esquerda ,onde oblitera o recesso deste forâmem neural.
    Disco intervertbral em L5-S1 desidratado, apresentando protusão de base larga posterior direita, com componente foraminal, o qual determina reducão nas dimensões deste forâmen neural.
    Canal vertebral com dimensões preservadas
    Cone medular inferior e cauda equina com morfologia e sinal usuais.

    ENTÃO, o que significa tudo isso, numa linguagem mais popular?

    O meu ORTOPEDISTA, não me deu quase nada de informacão sobre isso,o qual eu lendo me parece bastante coisa...e outra, pelo que eu sinto muitas dores nas costas, adormecimento, esse principalmente proximo das nadegas.
    O QUE EU TENHO REALMENTE?
    EU pedi uma PERICIA JUDICIAL, jà que o INSS, me liberou para trabalhar mesmo com este exame medico...DAÌ lhe pergunto:
    PELA SUA EXPERIENCIA, SERÀ QUE EU CONSIGO RECEBER O BENEFICIO ATÈ QUE EU POSSA ME RECUPERAR DESTA "situacão", pois atè então nem sei o que è?
    HÀ e minha profissão è PINTOR automotivo.

    Desde jà agradeco pela sua atencão,e ajuda !

    muito obrigado, !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis!

      O disco se desidrata e se degenera devido as más posturas ou sobrecargas mecânicas (Ex: dobrar as costas para pegar algo pesado do chão). Além do próprio disco (abaulamentos, protusões, etc), está desidratação discal leva a degeneração de outras estruturas como facetas articulares e corpo vertebral. Veja bem, todo problema teve inicio com a alteração discal, pois outras estruturas dependem de sua integridade para funcionarem bem. Indico para você Osteopatia e Reeducação Postural Global (RPG). Cuide-se para que o problema não evolua.

      Abraço;

      Hugo Campos

      Excluir