O envelhecimento causa perda de força e massa muscular, isto ocorre pela pela diminuição da área de secção transversal do músculo e perda de unidades motoras. A aptidão cardiorespiratória também sofre declínio devido a diminuição da frequência cardíaca e capacidade de ejeção máxima do coração durante o esforço, isto resulta em diminuição da quantidade de sangue que chega aos músculos. Desta forma, o VO2 max (capacidade de captar, transportar e metabolizar oxigênio nos músculos esqueléticos) do individuo declina, impedindo-o de manter a atividade por muito mais tempo sem que se instale um estado de fadiga. Estas alterações são comuns ao envelhecimento, mas podem acentuar-se pelo sedentarismo, predispondo a pessoa a doenças cardiovasculares e outras cronico degenerativas.
Estudos recentes demonstram que a combinação de exercícios resistidos (musculação) e aeróbios pelo menos duas vezes por semana é capaz de diminuir a pressão arterial e frequência cardíaca em repouso, assim como sua rápida recuperação após o exercício. A rápida recuperação da frequência cardíaca após ao esforço está ligada a baixo risco de doença coronariana e cardiovascular. Devemos saber que os benefícios de um treinamento composto por exercícios resistidos e aeróbios dependem de sua regularidade e intensidade (que deve ser moderada).
Referências:
-Mediano MFF, et al. Comportamento subagudo da pressão arterial após
treinamento de força em hipertensos controlados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. 2005.
-Jacob W. Atividade física e envelhecimento saudável. Revista Brasileira de Educação Física. 2006.
- Locks RL, et al. Efeitos do treinamento aeróbio e resistido nas respostas cardiovasculares de idosos ativos. Revista Fisioterapia e Movimento. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário