quarta-feira, 4 de julho de 2012

DOR CIÁTICA - TRAVEI E AGORA?



As clínicas de fisioterapia, recebem todos os dias, pessoas com crise do nervo ciático. A dor ciática ou ciatalgia é uma condição dolorosa que limita os movimentos dos membros inferiores e, em estágios mais avançados, chega a ser incapacitante. Sendo mais prevalente em individuos com idade acima de 30 anos, pode ocorrer tanto em pessoas sedentárias como em fisicamente ativas. 
O nervo ciático ou esquiático é o maior nervo do corpo humano, sendo responsável pela sensibilidade do pé e da maior parte da perna, motricidade dos músculos posteriores da coxa, região proximal da perna e músculos do pé. A dor ciática tem sua origem na compressão nervosa, sendo a hérnia de disco, a sua causa mais comum. Seus sintomas são: dor lombar e dor ao longo do trajeto do nervo, além de fraquesa e distúrbios sensoriais do membro inervado por este nervo. A compressão do nervo resulta em dificuldade na nutrição, gerando quadro doloroso intenso, desencadeamento de dores intensas ao menor estimulo, perda de sensiblidade, dores na ausência de qualquer estimulo, paralisia completa ou diminuição dos movimentos.


Travei! e agora? Calma, não deixe ninguém torcer, dar tranco ou puxões na tentativa de colocar alguma coisa no lugar!  Devido a um movimento brusco ou uma sobrecarga, seu nervo ciático foi pressionado e tudo que você tem que fazer agora é ficar parado, repouso! Deite-se, busque a posição mais confortável e assim que as dores aliviarem, procure seu médico ou fisioterapêuta. Antiinflamatórios poderão ser prescritos pelo seu médico. Não faça a auto medicação, pois além de não fazer o efeito esperado, pode ser prejudicial a sua saúde!

Tratamento fisioterapêutico: A ficioterapia terá o objetivo de diminuir as dores e a inflamação. O fisioterapêuta poderá lançar mão de técnicas de terapia manual, que poderão ser úteis para relaxar a musculatura. Também poderão ser usadas técnicas de tração e descompressão do nervo ciático e das estruturas posturais da coluna vertebral que promovem a força descompressiva no eixo da coluna, aumentando assim o espaço intervertebral. A eletroterapia é indicada e irá aliviar as dores. O ultrassom vem sendo bastante empregado nas ciatalgias com excelentes resultados, segundo Moore et al., o tratamento com ultrassom pode induzir mudanças fisiológicas que aumentam o reparo tecidual após a lesão, diminuindo o quadro de dor. No decorrer do tratamento serão realizados exercícios ativo assistidos de alongamento e fortalecimento muscular. 
Pessoas que já sofreram crises do nervo ciático, assim como outras complicações relacionadas a coluna vertebral, devem adotar bons hábitos posturais e evitar movimentos e situações que coloquem em stress as estruturas da coluna.  
Dicas para manter sua coluna saudável:

Fig. 1: Dobre os joelhos para apanhar um objeto.



Fig. 2: Preste atenção na sua postura ao dirigir, usar o computador ou caminhar:



Fig. 3: Alongue-se:


Fig. 5: Reabilitação postural global (RPG):



Fig. 4: Pratique atividade física:



Atenção: Este artigo tendo como única finalidade a informação, e divulgação da fisioterapia e contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

5 comentários:

  1. fui para o medico e tomei uma injeção so que essa dor lombar melhorou so que deceu para a perna ate o pe uma dor chata tenho que ficar de repouso

    ResponderExcluir
  2. Olá Atila.
    Você pode estar com um pinçamento, provavelmente, do nervo ciático. Este pinçamento normalmente se dá devido a uma herniação do núcleo do disco intervertebral. É importante que além do tratamento medicamentoso você faça sessões de fisioterapia pára ajudar a diminuir a dor e inflamação. Após diminuírem os sintomas você poderá iniciar o tratamento com RPG (com fisioterapeuta especialista nesta técnica).
    Estimo melhoras,
    Abraço
    Hugo Campos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tenho 19 anos e entrei na academia, desde então venho apresentando um pouco de dor no joelho e esses dias fui abaixar e travei, sofri fortes dores na coluna, gostaria de saber se isso está diretamente associado aos exercícios físicos, talvez feitos de forma errada, e se devo suspendê-los!?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Yorrana!
    Infelizmente só vi seu post agora. Vamos lá, na academia é comum alunos realizarem exercicios com flexão do tronco, ex: Stiff, remada curvada, entre outros. Estes exercicios causam grande sobrecarga a coluna, principalmente quando realizados com a coluna em flexão. Até mesmo o agachamento, quando realizado sem a contração do transverso do abdome (musculo estabilizador da coluna lombar) pode oferecer uma sobrecarga compressiva a coluna. Procure um fisioterapeuta especialista em Osteopatia e RPG.

    Abraço!!!

    Hugo Campos - Whatsup: 13 98808-6316


    ResponderExcluir
  5. sinto forte sensação de queimor nas panturrilhas e braços.oque pode ser?

    ResponderExcluir