sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

REIDRATAÇÃO, EXERCÍCIO FÍSICO E CALOR


 Praticar atividade física durante o período de calor intenso requer alguns cuidados para que a performance física e principalmente a saúde não sejam afetadas. Óbviamente, em dias mais quentes as atividades ao ar livre são as mais indicadas, porém, pode-se praticar exercícios de forma segura também em ambientes fechados, desde que os mesmos sejam bem ventilados e seja feita uma reidratação adequada.

EFEITOS CARDIOVASCULARES:
Quando realizamos atividade física em situação de estresse térmico, o organismo realiza alguns ajustes cardiovasculares como diminuição da pressão arterial, aumento das concentrações de lactato, redução do fluxo sanguineo total, aumento da frequência cardíaca, entre outros eventos. O calor excessivo provoca vasodilatação do sistema arterial e venoso periférico que provoca, por sua vez, vasoconstrição dos músculos que estão atuando e alguns órgãos vitais como fígado e rins. Esta redistribuição do fluxo sanguíneo impõe uma sobrecarga ao sistema cardiovascular, causando aumento da frequência cardíaca.

FADIGA:
É comum observarmos queda no desempenho físico durante exercícios físicos em situações de desconforto térmico. Isto ocorre principalmente devido a vasoconstrição dos músculos em ação que provoca redução da circulação muscular, diminuindo assim o transporte de oxigênio até as células musculares. Outro evento é a redução da oferta sanguinea para o fígado provocada pela vasoconstrição, diminuindo a capacidade do fígado de captação e metabolização do lactato produzido nos músculos.

HIDRATAÇAO E REIDRATAÇÃO:
A reidratação inadequada pode provocar hipertermia e choque térmico por comprometimento do sistema termoregulador. A hidratação deve iniciar cerca de 30 minutos antes da atividade física. É bom lembrar que durante o exercício, principalmete em temperaturas elevadas, o organismo diminui consideravelmente a produção de urina. Alguns pesquisadores como Lamb e Mac Ardle sugerem uma quantidade de líquido entre 200 e 250 ml de 15 em 15 minutos.  Segundo Fox, Astrand, Rodhal, Mc Adle entre outros, a temperatura ideal dos líquidos não deve ser inferior a 5 nem superior a 15 graus. A reidratação deve continuar logo após o exercício, pois mesmo repondo líquido adequadamente durante a atividade ainda há um déficit hidrico no organismo.

ÁGUA OU SOLUÇÕES COM ELETRÓLITOS?

Ainda não há consenso na literatura sobre a necessidade de eletrólitos na reidratação, pesquisadores como Fox e Armstrong são favoráveis a ingestão de uma solução hipotônica com eletrólitos nas soluções hidratantes. Vários outros pesquisadores como Lindeman, Wootton, Katch e MacArdle se contrapõem a presença de eletrólitos nas soluções hidratantes, segundo eles, a presença de eletrólitos em vários litros de suor perdido é insignificante. Perdas significativas de potássio podem ocorrer durante atividades muito intensas, de longa duração e em calor excessivo. Esta perda pode ser reposta facilmente com frutas cítricas e banana.

REPOSIÇÃO ENERGÉTICA
A desidratação, a hipertemia e o esgotamento das reservas coporais de glicogênio são os maiores limitantes da performance física. Neste sentido, várias soluções comerciais como Gatorade foram desenvolvidas para atender a esta necessidade do organismo. Segundo alguns pesquisadores, a presença de glicose e frutose nas bebidas hidratantes auxiliam no desempenho durante os exercícios físicos através de uma maior economia do glicogênio muscular e hepático. Algumas pesquisas demonstram que a quantidade ideal de carboidratos nas soluções fica em torno de 5%, em proporções maiores o esvaziamento gástrico é mais demorado implicando em absorção mais lenta. Certas formas de carboidratos podem passar pelo intestino mais rapidamente que outras, sendo a maltodextrina a que possui maior osmoralidade, representando um esvaziamento gástrico e absorção mais rápido. É importante salientar que em situações extremas onde a necessidade de reidratação é alta, a reposição hídrica com preparados com 5% de glicose acaba retardando a reposição dos líquidos perdidos. Portanto, durante as atividade em calor intenso deve-se dar prioridade a reidratação com água, deixando a reposição energética para um outro momento.